quinta-feira, 27 de abril de 2017

PARTICIPAR PARA MUDAR: PRESENTE!




PARTICIPAR PARA MUDAR


Desde há muitos anos, desde 2010/2011, que venho preconizando que as associações de base, essencialmente vocacionadas para o autocaravanismo, adiram a uma plataforma de unidade, inorgânica, com o objectivo de construirem, através de acções concretas, a unidade.

Este meu pensamento reflecte a preocupação de que a luta contra a discriminação negativa dos veículos autocaravanistas (em primeiro lugar) e a divulgação programada de normas e acções de cidadania, só são sustentadas quando, emergentes da base, correspondem a convicções comuns.

Ignoro se será o princípio de algo mais profundo, mas a notícia recente de que o CAI, o CAS, o CPA e o Gardingo se uniram, numa acção concreta, que é um exemplo a favor da defesa do ambiente, é motivo de regozijo. (ver AQUI).

Infelizmente (por razões que desconheço) há associações que ter-se-ão auto-marginalizado de participar nesta acção cívica. Não obstante as pessoas serem importantes na condução de uma associação, há que ultrapassar eventuais divergências pessoais e promover a unidade em torno de questões concretas, oportunidade para o qual este evento pode contribuir.

Há que reconhecer que a importância deste evento pode ultrapassar, em muito, “A limpeza das praias de Mafra” e é imprescindível que os dirigentes associativos o compreendam e aproveitem para abordar, embora pela rama, temas como:

Declaração de Princípios;
Discriminação Negativa Campista;
Não Limitação de Objectivos;
FICM;
Binómio Estatutário Quota/Voto;
Legislação Autocaravanista;
Limitação de Mandatos e Transparência Associativa. (ver AQUI)

Neste evento, os autocaravanistas poderão ter um papel decisivo, para a Unidade na Acção do Movimento Autocaravanista de Portugal, através de uma participação massiva.

Se a quantidade de autocaravanistas (e respectivos familiares), que aderirem, for elevada, estarão a passar, aos dirigentes das associações (mesmo das que não constam do programa), o desejo de se prosseguir este caminho e desenvolvidos esforços racionais para que haja resultados positivos.

O futuro do autocaravanismo em Portugal passa pela participação dos autocaravanistas.


A 27 de Maio, está PRESENTE

Sem comentários:

Enviar um comentário