segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Museu Nacional da Música





MUSEU NACIONAL DA MÚSICA



O Museu Nacional da Música é uma instituição sob a tutela da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). Aberto ao público desde 26 de Julho de 1994 na estação do metropolitano Alto dos Moinhos em Lisboa, beneficiando de um protocolo de mecenato assinado entre o ex-Instituto Português de Museus e o Metropolitano de Lisboa.

No Museu da Música encontra-se uma das mais importantes colecções de instrumentos da Europa, além de acervos documentais, fonográficos e iconográficos. É missão do Museu "salvaguardar, conservar, estudar, valorizar, divulgar e desenvolver os bens culturais do Museu, promovendo o património musicológico, fonográfico e organológico português, tendo em vista o incentivo à qualificação e divulgação da cultura musical portuguesa."

O Museu da Música possui uma colecção de mais de mil instrumentos musicais dos séculos XVI a XX, sobretudo europeus, mas também africanos e asiáticos, de tradição erudita e popular. Grande parte do seu acervo provém das antigas colecções de Michel’angelo Lambertini, Carvalho Monteiro e Alfredo Keil.

Há também exemplares curiosos, como é o caso dos violinos de algibeira, das flautas bengala, da flauta de vidro, do melofone de Jean Louis Olivier Cossoul ou das trombetas marinhas.


Mais informação pode ser acedida AQUI


O museu é um organismo vivo

(Visite os nossos museus)


Sem comentários:

Enviar um comentário