terça-feira, 7 de julho de 2020

VER TV NA AUTOCARAVANA COMO EM CASA



Imagem obtida na página da Reviewbox



VER TV NA AUTOCARAVANA COMO EM CASA

(E sem nenhuma antena)


O turismo feito com o apoio de uma autocaravana é uma prática com cada vez mais adeptos em Portugal e não só.

Uma autocaravana é uma viatura, ligeira ou pesada, com diferentes formatos, mas que têm entre si pontos comuns: cama, casa de banho, cozinha, sala. Quase todas as autocaravanas estão apetrechadas com toldo, aquecimento de água, fogão, frigorífico e… TELEVISÃO.

Nos tempos modernos sentir-mo-nos ligados ao mundo é essencial, pelo que a televisão, quando estamos estacionados, à noite, tornou-se um aparelho indispensável. Mas, há televisões e TELEVISÕES.

As televisões mais simples permitem ver os chamados canais livres com recurso a uma antena colocada num mastro que direccionamos e elevamos e descemos para uma melhor captação do sinal que nos chega. No estrangeiro, também podemos utilizar este sistema, mas sem acesso aos canais em língua portuguesa.

Para podermos visionar, em Portugal ou no estrangeiro, os canais e programas que correm na chamada televisão por cabo e a que acedemos nas nossas casas, é necessário termos uma antena parabólica e uma “box” que descodifique o sinal que nos chega via satélite. Uma antena parabólica, das mais simples às mais sofisticadas, poderá orçar entre 500 a 2000 euros, além do custo (aluguer ou compra) da “box” e do serviço de acesso que pode exigir uma fidelização. Muitas vezes o preço inclui a instalação da aparelhagem. Outras não.

Existe alguma alternativa que permita aceder na autocaravana aos canais e programas televisivos que vemos nas nossas residências fixas? SIM, existe. E é uma alternativa mais económica? SIM.

Para facilitar a comunicação vou dar a conhecer a minha experiência pessoal nesta matéria. Poderão, posteriormente, os interessados proceder às alterações que julgarem necessárias consoante o enquadramento e as condições específicas que cada um disponha.

Na minha residência tenho um pacote contratualizado com a MEO que abrange televisão, Internet, telefone fixo e telemóvel. O meu telemóvel (e isto é importante) permite-me aceder à Internet, não só gratuitamente na minha residência, como fora dela, através de um pacote básico (salvo erro 500Mb a 4G) e gratuito, ou seja, sem mais encargo do que os que o que pacote contratualizado me disponibiliza. Tenho, também, um contracto não fidelizado com a Netflix.

Na minha “residência não fixa” (a autocaravana) disponho de uma televisão que trabalha a 12V e que tem (e isto é importante) uma ficha “USB” e uma ficha “HDMI”. (Não é uma “SMART TV”)

Com estes equipamentos de que disponho será possível continuar a aceder a todos os canais e programas na minha autocaravana como se estivesse em casa? E sem utilizar uma antena parabólica? E sem uma “box” descodificadora do sinal? SIM, é possível. E com um custo inicial (pago uma só vez) entre 100 a 120 euros; e com um custo mensal (que só paga se utilizar) estimado em 20 €. Convenhamos que comparativamente com o custo de uma antena parabólica, a que se acrescenta o custo da utilização de uma “box”, é um valor insignificante.

A MEO dispõe de uma aplicação gratuita que me permite aceder em casa através do telemóvel e via Internet (que faz parte do pacote contratualizado) a todos os canais. A aplicação chama-se “MEO GO” e deve ser “descarregada” para o telemóvel. Suponho que outros operadores disporão de aplicações semelhantes. Para aceder fora de casa e através da Internet tive aderir a um serviço da "MEO GO" contra o pagamento mensal de cerca de 5 €. Posso a qualquer momento desvincular-se do serviço e recomeçar também em qualquer outro momento, consoante as minhas necessidades e viagens autocaravanistas.

A “Netflix” também tem uma aplicação que também "descarreguei" para o telemóvel e onde posso ver, via Internet, todos os filmes disponíveis,  seja na minha residência, seja noutro qualquer local onde tenha acesso à Internet.

Tanto os acessos à Internet como os acessos aos canais televisivos e respectivos programas são conseguidos com uma simplicidade idêntica à que se utiliza em casa.

Neste fase já tenho acesso no telemóvel aos canais e programas que posso ver como se estivesse na minha casa e, o mesmo, no que diz respeito, à “Netflix”. Resumindo: por um custo (só pago se usar) de cerca de 5 € mensais posso utilizar, fora de casa, o sistema "MEO GO".

A outra fase do processo é saber como se posso também ver na televisão da autocaravana o que vejo na minha casa ou no meu telemóvel.

Comecemos pela Internet. Para ter Internet em (quase) qualquer local adquiri um Router (com um custo entre 40 a 50 €) que me permite uma ligação à Internet. O cartão que acompanha o Router tem um custo de 15 € para 30 GB e por um período de 15 dias; ou, se preferir, pago 20 € para 40 GB por um período de 1 mês. Estes valores são suficientes, embora haja outras tabelas. Como o Router não é fidelizado pode-se, sempre que que se queira, substituir o cartão pelo de um outro operador.



O outro aparelho que adquiri foi um um “dong” (Google Chromecast) (com um custo de cerca de 50 €) que liguei através de uma cabo HDMI ao televisor e um cabo USB que se pode ligar também ao televisor ou, em alternativa, a uma tomada de 5 volts.




Para o telemóvel "descarreguei "duas aplicações: o Google Home (gratuita) e o Chromescast Streamer (ver AQUI) que adquiri a um preço promocional de cerca de 9 €

Tanto o “dong”, como o telemóvel, têm que estar sintonizados com a rede de Internet disponibilizada pelo Router.

Feitas as contas, os custos, como se constata, são os que no início do texto referi

Depois, é seguir as instruções das aplicações que "descarregámos" previamente para o telemóvel e, com uma enorme simplicidade, aceder aos canais e programas que temos nas nossas casas. O que se verifica é que o telemóvel, que está ligado à Internet do Router, projecta em tempo real para a TV, através da Internet recebida pelo "dong", todas as imagens e sons que são reproduzidas no telemóvel.

Por último, embora ainda não o tenha testado, será melhor que em termos financeiros não utilizem a ligação do Router à Internet por Rooming. Sugiro que em cada país comprem um cartão de dados para inserir no Router.

Espero que esta sugestão (que muitos já conhecem) seja útil. Claro que os que optarem por este processo o fazem sobre sua única e exclusiva responsabilidade.

Eu, estou satisfeito.

19 comentários:

  1. Solução interessante...vou ver com Vodafone...obgd

    ResponderEliminar
  2. Também apliquei um um sistema box andróide com conversor 5 voltes para 12 . a aplicação meu meo go multi , funciona na perfeição .

    ResponderEliminar
  3. Olá, desculpe o meu comentário, antes de mais. Achei bastante interessante um vídeo que vi de um encontro de pyc em 2013 em Mêda e, não sei se me poderá ajudar. Procuro uma pyc para comprar mas as mais antigas tenho receio que já carreguem problemas. Sabe de alguém de confiança que tenha uma assim de 2000 para a frente, que se queira desfazer dela. Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Boas. Isso tudo é verdade, mas há um pequeno grande problema: o sinal 4G da Meo e dos outros operadores, é muito fraco e ainda mais fraco fica recebido dentro da autocaravana pelos telemoveis ou hotspots portateis. Para alem de estarem dentro de uma caixa metalica constituida pelas paredes e tetos da autocaravana, não têm antenas nem conectores para as colocar, para melhorar a recepçao do sinal 4G vindo ds torres dos operadores.
    Vi um anuncio no facebook de um sistema que resolve esse problema, porque o router 4G e as antenas ficam no exterior. Se quiserem dou aqui o link

    Cump

    Carlos Almeida

    ResponderEliminar
  5. Boas, será que pode disponilizar o link?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde, tenho uma autocaravana e adquiri o Google Chromecast e instalei o Google Home no telemóvel. Já liguei a Netflix e tenho acesso na TV da autocaravana, no entanto não consigo fazer a ligação da MEO GO à televisão da autocaravana. Será que tenho que adquirir o Chromecast Streamer? Pode por favor me dar uma dica como posso ter acesso ao MEO GO no écrã da televisão. Agradeço desde já a sua ajuda.
    Basílio

    ResponderEliminar
  7. Pois!
    Mas se viajar no estrangeiro tem que comunicar em roaming e fica muito caro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não leu o texto acima onde está escrito:

      "Por último, embora ainda não o tenha testado, será melhor que em termos financeiros não utilizem a ligação do Router à Internet por Rooming. Sugiro que em cada país comprem um cartão de dados para inserir no Router."

      Eliminar
  8. Em primeiro lugar os meus cumprimentos,
    Pretendia saber se com este sistema (cartão de 30 ou 40 GB) dá para ver o noticiário e um desafio de futebol ? É que em tempos, tive uma experiência amarga em Espanha, aquando do campeonato Europeu de futebol. Comprei localmente dois cartões de 15 GB que se esgotaram rapidamente e não consegui acabar de ver o fim do jogo de Portugal, mas não utilizei o MEO GO. Todos sabemos que para se ver televisão pela internet gasta muitíssimos dados.
    Concretamente a minha pergunta era se em face da Vossa experiência, me podem informar, para quanto tempo em média, dura um cartão de 30 GB.
    As minhas desculpas e desde já o meu muito Obrigado

    ResponderEliminar
  9. 1 - Não tem que pedir desculpas.

    2 - Não lhe sei responder objectivamente.

    3 - A minha experiência com um cartão de 15 GB para 15 dias, comprado em Espanha, permite-me informar que pude ver TV (Filmes e noticiários) durante uma média de 2 horas diárias por um período de 10 dias.

    ResponderEliminar
  10. Muito Obrigado pela sua resposta. Na próxima saída comprarei um cartão, colocá-lo-ei num hotspot, e através do MeoGo, irei estar atento aos consumos de dados. Só não tenho a certeza se o MeoGo dá para abrir fora de Portugal, mas irei informar-me. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para poder utilizar o MEO Go, fora da área do seu contracto, tem que subscrevê-lo pagando mensalmente uns 5,00 Euros. Pode, em qualquer momento, rescindir a subscrição e voltar a subscrevê-la quando quizer.

      Eliminar
  11. Caro Papa Léguas e visitantes, Bom Ano.
    Se adquirirem um cartão kanguru da NOS, têm um pack já com esse aparelho ZTE a 4G, com tráfego ilimitado e que custa 49.90 com 30dias incluídos. É o que utilizo para os meus períodos de férias, ligam-se telemóveis, computadores, TV. e a velocidade 4G. Tenho gratuitos 14GB da Meo mas que se esgotam rapidamente com o uso que lhe dou, por isso o Kanguru foi a melhor solução até agora.
    Veja em: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-movel/tarifarios/Paginas/default.aspx
    Aqui é o Jacinto Alves, da GesPT. Um abraço e muita saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. .
      Quando a esmola é muita o pobre desconfia.

      Depois de aceder ao endereço que refere que a venda de um cartão do Kanguru por 30 dias tem dados ilimitados a um custo de 30€ consultei a NOS e foi-me informado o seguinte:

      - Este valor (30€) já se não encontra actualizado e o preço passou a ser de 40€;

      - O prazo de utilização mantém-se para 30 dias;

      - A utilização no que se refere ao dados é ilimitada mas deve obedecer ao princípio de uma utilização responsável pelo que a partir de uma determinado valor de consumo de dados (por exemplo, digo eu, uso de TV durante umas 3 horas diárias em mais de 15 dias) diminui a velocidade de download e upload de tal forma que apenas o acesso ao correio e pouco mais é possível.

      CONCLUINDO: O acesso é ilimitado, mas a partir de determinados valores a uma velocidade tão baixa que é como se não tivéssemos internet e, logo, a utilização para ver TV e filmes torna-se impossível

      NOTA: Já tive esta má experiência (dados ilimitados) no estrangeiro com um cartão de outro operador

      Eliminar
    2. O Kanguru XL ilimitado só dá para Portugal. Há anos que uso esse da NOS no meu router mas só para Portugal. Aceita-se a sugestão de comprar um cartão para cada país.

      Eliminar