domingo, 4 de agosto de 2019

VENTURAS E DESVENTURAS - 1º Episódio





VENTURAS E DESVENTURAS

de

UM AUTOCARAVANISTA EM VIAGEM


1º Episódio


Neste mês de Julho de 2019 saí por aí, para, também, testar a minha “nova” autocaravana. Óbidos, Peniche, Batalha e Coimbra foram etapas sem história. A partir de Coimbra, conforme previamente acordado, passei a viajar na companhia de um Amigo, também ele autocaravanista.

Saímos de Coimbra em Direcção ao Porto onde acordáramos ir passar alguns dias. Quis o acaso, pois nestas coisas os deuses não se metem, que a minha autocaravana, mesmo junto a um semáforo, se quedasse imobilizada. Nem para a frente, nem para trás.


E aqui começaram as desventuras.

Contactada a Companhia de Seguros (Tranquilidade que tem um protocolo com o CPA) em pouco tempo disponibilizaram um reboque, não obstante, segundo informação, ainda não constar a transferência do seguro para a “nova” autocaravana.

Entretanto o meu Amigo tinha aberto uma linha de diálogo com o proprietário (que conhecia) da firma que me vendera a autocaravana e que aconselhou uma oficina que distava meia dúzia de quilómetros do local onde a autocaravana se imobilizara. De realçar que o proprietário se manteve atento à situação  e quase que permanentemente em contacto e se disponibilizou de imediato para pagar o custo da reparação da avaria. Esta atitude caiu bem e definiu perfeitamente a diferença que existe entre um profissional consciente e honesto, que assume as suas responsabilidades e os amadores trafulhas que vendem "banha da cobra". 

Chegado o reboque foi a autocaravana colocada sobre o mesmo e transportada para a oficina da “DBS Car”, que se localiza na freguesia de Lobão, a alguns quilómetros de Santa Maria da Feira. Além de já passar das 20 horas era Domingo e a oficina estava, obviamente, encerrada. Descarregada a autocaravana de cima do reboque foi necessário estaciona-la em condições para não obstruir a passagem do trânsito e obrigou-me a usar toda a minha força (que não é muita) para mover o volante, pois sem o motor a trabalhar a direcção assistida não funcionava. Dispunha-mo-nos, eu e o meu Amigo, a pernoitar na berma da estrada, com uma inclinação acentuada do pavimento, mesmo na entrada da oficina, mais concretamente em frente ao portão de um enorme pátio que antecedia a entrada da oficina, quando, o meu Amigo, tomou a iniciativa de telefonar ao apoio ao cliente da “DBS Car” cujo número de telefone se encontrava bem visível.


E aqui começaram as venturas.

Passados que foram menos que quinze minutos o gerente da “DBS Car” estava junto de nós, abriu o portão, convidou-nos a entrar com as autocaravanas e a pernoitar no pátio, disponibilizando água e energia eléctrica. Uma simpatia que me surpreendeu pela positiva, pois que não nos conhecia e não tinha, mesmo profissionalmente, a obrigação de o fazer.

E ali ficámos, passando uma noite tranquila, num silêncio cortado esporadicamente pelo ladrar de um cão. Uma daquelas noites e daqueles silêncios que só os que vivem no campo conhecem bem.

Depois, amanheceu. Segunda-feira. Outra estória para ser contada noutro dia.

2 comentários:

  1. Quanto tempo vou ter que esperar para saber o resto da história?

    ResponderEliminar
  2. Não desespere. É já no próximo dia 11, Domingo, que poderá ler o 2º episódio desta história.

    ResponderEliminar