quinta-feira, 22 de outubro de 2020

PLACAS ENGANADORAS


 

PLACAS ENGANADORAS


Mafra é uma vila situada a poucos quilómetros de Lisboa e conquistada aos mouros em 1147 por D. Afonso Henriques.

São muitos os locais de interesse turístico e histórico do Concelho de Mafra, contudo o mais relevante a nível mundial é o Palácio Nacional de Mafra.

O Real Edifício de Mafra é formado pelo Palácio que cerca a Basílica, cujo frontispício axial une os Paços do Rei e da Rainha, um Convento, um Jardim e uma Tapada, sendo uma das mais magnificentes obras de D. João V que dispôs de privilegiadas condições culturais e económicas para ombrear com as restantes monarquias europeias. Este conjunto foi considerado Património Mundial da UNESCO 292 anos depois de D. João V lançar a 1ª pedra da construção do palácio quando Mafra mais não era que umas muito poucas casas.

Além da distinção conferida pela UNESCO também o MEMORIAL DO CONVENTO, escrito pelo Nobel José Saramago, trouxe Mafra para as luzes da ribalta mundial.


ÁREA DE SERVIÇO PÚBLICA

Talvez, também por isso, a autarquia mafrense implementou uma Área de Serviço para Autocaravanas a uma pequena distância do Convento de Mafra. É um excelente espaço, aberto a TODOS os autocaravanistas, mas que não se encontra tão bem sinalizado pela autarquia como seria desejável. Realce-se, contudo, COM A CONSTRUÇÃO DESTA ÁREA, a visão turística e de apoio ao autocaravanismo da Câmara Municipal.


ÁREA DE SERVIÇO PRIVADA

Quem sai da Ericeira a caminho de Mafra ou quem sai de Mafra a caminho da Ericeira, encontra, à entrada ou à saída de Mafra, uma placa assinalando a direcção a seguir para uma Área de Serviço de Autocaravanas. Caso algum autocaravanista se disponha a aceder a essa área sinalizada pela Câmara Municipal irá encontrar mais umas outras 5 ou 6 placas até chegar à área assinalada.

Chegado que se é à área deparamos com um portão fechado e o seguinte letreiro em português. “ÁREA DE SERVIÇO PARA AUTOCARAVANAS PARA USO EXCLUSIVO DOS SÓCIOS DO CLUBE AUTOCARAVANISTA SALOIO” (o realce a negrito é da minha responsabilidade).


Antecipando os meus comentários críticos a esta situação quero, aqui e agora, deixar muito claro o seguinte:

1º – O CAS tem todo o direito de ter uma Área de Serviço para uso exclusivo dos associados;

2º – O CAS tem todo o direito de ter solicitado à Câmara Municipal de Mafra a colocação de sinalização informativa da sua respectiva Área de Serviço privada.

Mas, tem a Câmara Municipal de Mafra o direito de levar ao engano os autocaravanistas, conduzindo-os para uma Área de Serviço para Autocaravanas a que não podem TODOS aceder? NÃO! Não tem esse direito.

A sinalização usada pela autarquia é aceite e compreendida por todos os autocaravanistas do mundo ou, pelo menos, pelos autocaravanistas europeus.

Um autocaravanista que não saiba a língua portuguesa ficará admirado de ver uma sinalização oficial, indicando uma Área de Serviço e, quando a ela chegar, deparar-se com um portão fechado e com um cartaz cujo texto não compreenderá.

Um autocaravanista que não seja sócio do CAS e que conheça a língua portuguesa ficará... furibundo. Não com o CAS, como é óbvio.

O mais caricato, também, é que os autocaravanistas que entrarem em Mafra, nomeadamente pelo lado norte, não encontram a Área de Serviço implementada pela autarquia tão bem sinalizada como a que assinala a Área privada.

E esta, heim !




2 comentários:

  1. Plenamente de acordo, deveria estar acessível a todos, mesmo tendo de pagar algum valor pelos serviços.

    ResponderEliminar
  2. "função pública" e apaniguados no seu melhor...

    ResponderEliminar