quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

PARA QUE SERVE A NAUTICAMPO (Uma opinião)

 


PARA QUE SERVE A NAUTICAMPO

(Uma opinião)


A NAUTICAMPO de 2023 foi reduzida a um único pavilhão. Seguramente que esta redução se não deveu a qualquer propósito escondido dos gestores da NAUTICAMPO, mas devido à pouca participação dos expositores. Nesse pavilhão estariam meia dúzia de barcos, meia dúzia de autocaravanas, meia dúzia de caravanas e muitos pavilhões de “acessórios” e de outras divulgações relacionadas com a indústria do lazer e do desporto. As casas pré fabricadas (poucas) tinham grande afluência comparativamente com outros “Stands”. Não que os outros estivessem às moscas, note-se.


Não me arrisco a prever se em termos de negócio a participação terá compensado os custos dos expositores. Alguns, quem sabe, terão participado apenas para marcar presença e dizer: Estamos aqui. Ainda existimos.


Relativamente aos “representantes” dos consumidores constatei a participação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), da Federação Portuguesa de Autocaravanismo (FPA), do CampingCAR e da Associação Autocaravanista de Portugal – CPA que, conjuntamente com o mediador de seguros Castela & Veludo, vem marcando presença na NAUTICAMPO ao longo de anos.


Gostaria muito de ter visto a presença do Clube Autocaravanista Saloio (CAS) agora que, como é do conhecimento geral, saiu da FPA.


Até que ponto se justifica a participação das associações destas modalidades na NAUTICAMPO é a pergunta que muitos autocaravanistas e não só, fazem.


No período em que lá estive (que em si mesmo pode não representar uma amostra significativa) tive a percepção de que a maioria dos poucos visitantes eram pessoas da chamada “meia idade” e aparentemente, muitos reformados. Jovens? Quase nenhuns.


Os incentivos ao associativismo, aproveitando a realização do certame, não existiam ou estavam muito escondidos. O CPA, na Página Digital Oficial, prometia um desconto de feira a quem fizesse um seguro de autocaravana. Mas, não dizia qual. E, não terá divulgado esse incentivo com a profusão que deveria. Soube, no decorrer da minha visita, a amplitude do desconto e, a ser verdade o que me informaram, teria valido a pena uma deslocação dos autocaravanistas à NAUTICAMPO para concretizarem o tal seguro.


Ignoro se as outras associações promoveram incentivos semelhantes, mas será, questiono-me, que as associações devem ter uma política de incentivos para incrementar o associativismo com base exclusivamente em mais valias económico financeiras? E respondo: Não. Então (e agora reporto-me apenas ao autocaravanismo) há que passar a mensagem das virtudes e problemáticas do autocaravanismo, aproveitando o espaço da NAUTICAMPO e promovendo debates.


Não se riam! Não digam que é uma acção ultrapassada. Que já poucos comparecem. O que é necessário é ter criatividade e muito trabalho.


Vejamos, a título de exemplo, o que se poderia fazer:


1º O colóquio devia ter apenas dois temas e apelativos;


2º Os dois oradores (ou pelo menos um) deviam ser figuras públicas;


3º O colóquio devia ser divulgado com antecedência por todos os meios, não só pelos associados como fora dos dos associados;


4º Por entre os participantes, no colóquio, devia ser sorteado um prémio para os associados e um prémio para os não associados (Exemplo: isenção da quotização anual para um sócio e para um não sócio que esteja presente);


5º Gravar o colóquio para futura divulgação e obter muitas fotos para no ano seguinte poderem ser utilizadas na divulgação de nova actividade a realizar na NAUTICAMPO;


Este exemplo atrás referido é apenas isso, um exemplo. Outros haverá ainda, estou convicto, melhores que este. Mas, no estado da arte, que é como quem diz, no estado em que o autocaravanismo se encontra, torna-se premente divulgar ideias, promover o associativismo e incentivar o respeito pela modalidade em todas as suas vertentes.


CONCLUINDO: A NAUTICAMPO é importante para as associações autocaravanistas como um espaço de divulgação e debate da modalidade contribuindo para implementar o associativismo.



1 comentário:

  1. Concordo com tudo o que disse! Mais, desloquei-mee à Nauticampo, e antes de entrar estranhei, as 11h00 da manha de sábado um comentário de quem estava a sair da feira:" se soubesse que era para isto nem me tinha levantado..." Passou, já estou habituada... Quando entrei e vi o fundo do pavilhão pensei que houvessem tendas, caravanas e autocaravanas entre outras actividades na rua, mentira... Haviam penso que 3 autocaravanas na rua. OK, adiante, então, até or que sou" niva" na lide, pensei ir junto dos clubes, federações e afins para saber condições para membros, esqueçam... Nada, estamos só para informações... No fundo senti-me defraudada, desiludida e senti que a única parte que aproveitei foi a da companhia do programa Hotel California da Renascença e que não pude concluir, em suma se era para ver o que vimos, não valia a pena! Tenho que salientar que aproveitei a visita, encontrei um produtor de embarcações com quem travei uma conversa espectacular e que me enriqueceu!!!!

    ResponderEliminar