quinta-feira, 6 de março de 2014

APENAS 12 PERGUNTAS




Precisamos de afirmar, todos os dias, que o triunfo que possamos alcançar sobre as nossas fragilidades internas e a vitória que conseguiremos perante os desafios exteriores dependerão sempre de um plano por nós traçado face às dificuldades previsíveis, com a certeza de que também necessitaremos de uma dose de flexibilidade e intuição para fazer face ao imprevisto.

Daniel Sampaio
(Em “Compromissos” no jornal “O Público”)


APENAS 12 PERGUNTAS


CORRESPONSABILIZAÇÃO DOS ELEITOS OU NOMEADOS

Na “Opinião das Quintas-feiras” (A COMISSÃO DE AUTOCARAVANISMO EXISTE?) do passado dia 27 de fevereiro afirmei que os autocaravanistas portugueses tinham o direito de conhecer as atividades da Comissão e uma sumula das deliberações que tomam e, acrescentei, o silêncio, a continuar, iria contribuir para um progressivo afastamento entre a globalidade dos autocaravanistas e a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) e ainda promover o descrédito, por alegada inércia, da própria Comissão de Autocaravanismo.

Analisemos, no que ao autocaravanismo respeita, o Programa de Candidatura de TODAS as Listas candidatas aos órgãos estatutários da FCMP que se apresentaram sob a sigla “Regionalizar e com as Associadas projectar o Futuro”, mas antes façamos uma pausa para um breve esclarecimento.

Não foi apenas o órgão Presidente da Federação que se candidatou com o acima referido Programa, foram igualmente todas as restantes Listas candidatas ao abrigo da sigla “Regionalizar e com as Associadas projectar o Futuro”, ou seja, também os membros dos Conselhos Regionais de cada uma das Regiões em que a FCMP se organiza, os Delegados à Assembleia Geral, os membros dos Conselhos Fiscal, de Disciplina, de Justiça e de Arbitragem e os membros da Mesa da Assembleia Geral. Mesmo os membros da Direção da Federação, que não são eleitos, mas nomeados pelo Presidente da Federação, não ignoram qual é o Programa de Candidatura que devem respeitar. Concluindo: Todos, eleitos ou designados, no âmbito da sigla “Regionalizar e com as Associadas projectar o Futuro” são corresponsáveis pelo cumprimento do Programa de Candidatura.


INFORMAR É UMA OBRIGAÇÃO DEMOCRÁTICA

Está passado mais que um ano sobre a tomada de posse dos responsáveis pela FCMP para um mandato de 4 anos (2013 / 2016), terá sido já aprovado em dezembro de 2013 o Plano de Atividades e o Orçamento para 2014 (que ainda não é público) e dentro de cerca de um mês a Assembleia Geral irá votar o Relatório e Contas de 2013, pelo que se torna necessário deixar aqui algumas perguntas que os Delegados à Assembleia Geral têm a obrigação de fazer ao Presidente e à Direção da Federação, até porque, como já provei, todos são corresponsáveis pelo Programa de Candidatura.

Qual é o ponto da situação sobre o compromisso eleitoral de “Estudar, aprofundar e dar resposta a legislação para suprir dificuldades encontradas pelos praticantes de algumas modalidades designadamente de Autocaravanismo”?

Qual é o ponto da situação sobre o compromisso eleitoral de “Propor a representação da FCMP na Comissão Europeia de Autocaravanas da FICC.”?

Qual é o ponto da situação sobre o compromisso eleitoral de “Desenvolver iniciativas (Conferências, Seminários, Jornadas, Encontros e/ou Workshops), em torno de temáticas sobre a prática de atividades campistas, Autocaravanistas e Caravanistas, ligadas ao Turismo e de conservação do Ambiente.”?

Qual é o ponto da situação sobre o compromisso eleitoral de “Potenciar o Movimento Autocaravanista, dinamizando a sua Internacionalização junto das nossas congéneres, particularmente do sul da Europa, também com vista a promover parcerias que venham a garantir uma maior utilização dos equipamentos nacionais.”?

Qual é o ponto da situação sobre o compromisso eleitoral de “Criar um órgão de apoio e informação Turística, Cultural e Legislativa, aos Campistas, Autocaravanistas e Caravanistas que se deslocam para fora do país e aos mesmos Praticantes Estrangeiros que se desloquem a Portugal.”?

Qual é o ponto da situação sobre o compromisso eleitoral de “Dinamizar a aplicação da Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade subscrita pela FCMP em 31 de Maio de 2010.”?

Qual é o ponto da situação sobre o compromisso eleitoral de “Promover encontros e percursos regulares que estimulem o convívio, a partilha de conhecimentos e deem a conhecer Portugal e o Turismo itinerante.”?

Qual é o ponto da situação sobre o compromisso eleitoral de “Promover a busca de melhores condições para o Turismo automobilizado, seja por sinalética rodoviária adequada, instalações e infraestruturas de apoio locais e promovendo os espaços onde se possa estacionar e pernoitar em segurança.”?

Qual é o ponto da situação sobre o compromisso eleitoral de “Promover melhores condições para Campistas, Autocaravanistas e Caravanistas bem como os seguros específicos às atividades e veículos com necessidades de deslocamento diferente.”?

Qual é o ponto da situação sobre o compromisso eleitoral de “Sensibilizar e envolver todos os operadores para este mercado de Campistas, Autocaravanistas, Caravanistas e Montanheiros que em si mesmo promove o desenvolvimento turístico (ACAP, PRP, Gasolineiras, Poder Publico e Local, equipamentos, etc)”?

Qual é o ponto da situação sobre o compromisso eleitoral de “Envolver os Municípios e Distritos no Campismo, Autocaravanismo e Caravanismo com premiação anual.”?

Qual é o ponto da situação sobre o compromisso eleitoral de “Promover protocolos com Empresas e Organizações ligadas à produção e comercialização de equipamentos e outros produtos associados ao Campismo, Autocaravanismo, Caravanismo e Montanhismo.”?

São apenas 12 perguntas sobre questões ligadas direta ou indiretamente ao autocaravanismo e questões sobre as quais não é do conhecimento público qualquer informação ou esclarecimento.

Aguardemos, pois, pacientemente, pela divulgação do Relatório e Contas de 2013 da FCMP onde estas questões poderão estar devidamente assinaladas e explicadas ou, na pior das hipóteses, se não for antes, pela Assembleia Geral da Federação onde os esclarecimentos possam ser feitos de forma positiva e deles dado conhecimento público.


(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) –  AQUI)

Sem comentários:

Enviar um comentário