quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Onde pára o campismo?




FCMP: ONDE PÁRA O CAMPISMO?
(E o caravanismo e o autocaravanismo?)


Conheci um jovem casal que decidiu optar pelo campismo como forma económica de poder usufruir de umas férias. Adquiriram uma pequena tenda, um fogão a gás, uns pratos, uns talheres, mais alguns utensílios e começaram a planear as suas primeiras férias no Algarve.

Tendo-me solicitado conselhos sugeri-lhes que consultassem o Portal da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) onde, disse-lhes eu, poderiam encontrar respostas adequadas. Um ou dois meses mais tarde encontrei-os, por mero acaso e, curioso, perguntei-lhes em que ponto estava a programação das férias.

Estavam desolados. Tinham acedido ao Portal da FCMP e procuraram, em primeiro lugar, por sugestões acerca do material de campismo mínimo (o indispensável) que deveriam adquirir. Não obstante já terem algum ficaram esperançados que no Portal da Federação poderiam encontrar sugestões. Mas, nada encontraram porque simplesmente não existia nenhuma ajuda desse tipo, nenhuma ajuda destinada a quem se queria iniciar na modalidade.

Desolados com esta ausência de sugestões começaram a procurar informações sobre a modalidade de “Campismo e Caravanismo”: 
  • Primeiro acederam à página destinada aos “Documentos” Campistas e Caravanistas (ver AQUI) e encontraram... NADA!
  • Seguidamente entusiasmaram-se imaginando o que iriam encontrar sobre as “Atividades” Campistas e Caravanistas (ver AQUI) e encontraram… NADA!
  • Não desistiram e embora não tencionassem iniciar-se no imediato no campismo "fora de portas" (os jovens em início de vida não têm muitos meios) foi por curiosidade que procuraram as “Atividades Internacionais” Campistas e Caravanistas (ver AQUI) e encontraram… NADA!
  • Por fim, ainda na modalidade “Campismo e Caravanismo”, supuseram ir descobrir na “Galeria Multimédia” (ver AQUI) imagens sobre a modalidade, mas… NADA! 
Não muito satisfeitos com a pesquisa que tinham feito no Portal da FCMP sobre “Campismo e Caravanismo” viraram-se para o sector “Parques” na esperança de obterem o endereço de um Parque de Campismo no Algarve, de preferência não muito longe de uma praia: 
  • Começaram por procurar em "Parques da FCMP” (ver AQUI) e, pela primeira vez, sentiram-se recompensados com o que encontraram. Uma informação muito completa e de fácil acesso. Contudo, infelizmente para eles, nenhum dos" Parques da FCMP" se localizava no Algarve.
  • Foram então procurar em "Parques das Filiadas” (ver AQUI) e depararam-se com uma “Listagem de Filiadas com Parques de Campismo” que consistia numa relação de nomes de associações (sem nenhuma ordenação  perceptível) com a indicação de um número telefónico para contacto. Ficaram... sem jeito! Se aquelas associações eram proprietárias de Parques de Campismo como saber quais as que tinham Parques no Algarve? E quais os que ficariam junto de uma praia? Quantos telefonemas teriam que fazer para serem informados dos Parques de Campismo que cada uma daquelas filiadas dispunha e quais as localizações dos mesmos? 
Desistiram! Disseram-me que uma Federação de Campismo cujas informações sobre a modalidade “Campismo”, que lhe dá o nome, não se preocupa em informar e tornar a informação existente adequadamente útil e acessível, não pode merecer confiança e apoio.

Procurei, tarefa que resultou inútil, alterar-lhes a opinião negativa sobre a Federação. Ripostaram-me que não compreendiam porque razão o Campismo se encontrava tão mal tratado, na medida em que se no Portal existia um sector destinado ao Campismo e Caravanismo seria lógico que ali se concentrasse o maior número de dados sobre estas duas modalidades. Referiram ainda que já no “Montanhismo”, que também dá nome à Federação, a informação era muito mais atractiva.

Em desespero de causa alertei-os para a “Comissão de Juventude” da FCMP e, depois de  sorrirem, responderam-me que a actividade da mesma tinha sido tão pequena que no ano de 2015 não é divulgada no Portal da FCMP nenhuma actividade e no ano de 2014 apenas é mencionada uma actividade internacional. Quanto  aos anos anteriores pouco é referido. Não!, disseram-me, para nós também as poucas actividades que a Comissão da juventude da FCMP divulgou não são suficientemente apelativas para equacionarmos a hipótese de virmos a participar em futuras iniciativas.

Resolvi jogar uma última cartada e elogiei o Calendário de Actividades (ver AQUI) que concentra num único local (e bem!) todas as actividades promovidas pela FCMP, pelas associações federadas, por instituições internacionais e, possivelmente, no futuro, por outras entidades. Foi uma iniciativa positiva, concordaram, mas já reparou, disseram-me, que no primeiro trimestre deste ano, em Janeiro não há qualquer actividade campista, caravanista e/ou autocaravanista; que em Fevereiro verifica-se exactamente o mesmo e em Março as duas únicas actividades campistas são em Espanha e na Holanda e em Portugal apenas tem lugar um evento autocaravanista. Será que não houve, questionaram-me, nenhuma actividade campista, caravanista e/ou autocaravanista promovida pelas associadas da Federação em Janeiro e Fevereiro? E em Março, exceptuando o evento autocaravanista, não estará programada nenhuma actividade dessas modalidades? Não lhes soube responder.


NOTA: O jovem casal desta história não existe (mas até poderia existir?) e a sua criação permite ilustrar a pouca atenção que na página electrónica (e não só?) a FCMP está a dar ao campismo, ao caravanismo e/ou ao autocaravanismo. Ou já não há campistas, caravanistas e/ou autocaravanistas?


(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) - AQUI)

Sem comentários:

Enviar um comentário