quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Rally FICC Portugal – A “Prova de Fogo”



Rally FICC Portugal – A “Prova de Fogo”


Nos três últimos artigos de opinião abordei o tema dos Rallies FICC.

Numa primeira abordagem (Rallies FICC - O que são? Para que servem? - ver AQUI) procurei dar a conhecer um pouco da “Federação Internacional de Campismo, Caravanismo e Autocaravanismo”, dos eventos que são os Rallies FICC e do significado (muito ignorado) da palavra “Rally”.

Numa segunda intervenção (“84º F.I.C.C Rally” em Portugal – ver AQUI) esforcei-me por dar a conhecer o que poderá vir a ser o próximo Rally FICC, que se irá realizar em Portugal, com um Programa que só por si justifica a participação dos campistas, dos caravanistas e dos autocaravanistas nesse evento e, também, os processos a seguir para nele se inscrever.

No último texto sobre o tema (Rally FICC Portugal - Mundo Solidário – ver AQUI) não quis deixar de  referir questões que deveriam ser analisadas nos Rallies FICC (inclusive já neste que se vai realizar em Ponte de Lima) numa perspectiva ambiental, económica, social e de política solidária. Nesta última perspectiva incentivei os delegados da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) e do Automóvel Clube de Portugal a intervirem na Assembleia Geral da FICC que decorrerá num dos dias em que o Rally terá lugar.

No artigo de opinião de hoje (que em princípio será o último sobre os Rallies FICC) decidi adiantar algumas sugestões, com o objectivo de contribuir para uma eventual e ainda maior participação dos campistas, caravanistas e autocaravanistas no “84º F.I.C.C Rally” em Portugal.

A realização de um Rally FICC em Portugal é um contributo para o desenvolvimento do turismo através da divulgação que os participantes estrangeiros nesse evento podem fazer e certamente farão, se lhes forem dadas condições (não só no Concelho de Ponte de Lima) para se sentirem bem acolhidos. Evidentemente que os turistas portugueses se sentirão ainda mais “aliciados” a participar no Rally se obtiverem facilidades que com APENAS algum trabalho a organização pode conseguir. Na realidade o Rally FICC em Portugal constitui uma verdadeira “Prova de Fogo” para os dirigentes e responsáveis da FCMP.

A obtenção de melhores facilidades, de que resultará mais trabalho para a organização do Rally, mas sem que daí advenham despesas suplementares, pode passar por se dar um “Cartão FICC Portugal” a cada participante, válido até 31 de Agosto de 2016, que garanta junto das entidades aderentes o seguinte:
  • Descontos não inferiores a 10% nos serviços de restauração sediados no Concelho de Ponte de Lima;
  • Preço fixo (10 euros?) no consumo de um “Menu FICC” (a definir) nos restaurantes sediados no Concelho de Ponte de Lima;
  • Transporte gratuito (ou a um preço simbólico) a cada uma hora, das 9 às 23 horas, entre o local onde se realiza o Rally e o centro histórico de Ponte de Lima, com um percurso e paragens estrategicamente pré-definidas;
  • Descontos não inferiores a 10% (excepto energia eléctrica), acumuláveis com outros descontos, nos Parques de Campismo em Portugal;
  • Descontos não inferiores a 10% nos Museus e Monumentos nacionais e municipais;
  • Distribuição de uma brochura (Conheça Portugal) com a sugestão de, pelo menos, um percurso que facilite uma viagem turística por Portugal, no período pós Rally, envolvendo as regiões do Porto, de Coimbra, de Lisboa, de ´Sagres/Faro, de Évora, de Viseu e da Guarda. Na brochura deve constar uma relação dos Parques de Campismo, das Áreas de Serviço Municipais e dos Museus e Monumentos nacionais de cada uma das regiões do percurso, com realce para os aderentes do “Cartão FICC Portugal”.
Serão estas sugestões utópicas? Impraticáveis? Não!

As sugestões são realistas e com custos administrativos pouco relevantes. Mesmo a Brochura pode ser paga com publicidade. Dá trabalho? Claro que sim!

O “84º F.I.C.C Rally” em Portugal é um desafio ao Movimento Campista, Caravanista e Autocaravanista de Portugal que põe à prova o associativismo de cada um e de todos os activistas de cada uma destas modalidades, pois uma diminuta participação de portugueses transmitirá uma imagem negativa do associativismo em Portugal.

Mas, o “84º F.I.C.C Rally”, também põe à prova a imaginação, a inteligência e a capacidade de trabalho, de descentralização, de organização e de mobilização, não só dos dirigentes e responsáveis da FICC, mas também, e muito particularmente, muito especialmente, é uma verdadeira “Prova de Fogo” que se coloca aos actuais dirigentes e responsáveis da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.


(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) – AQUI)

Sem comentários:

Enviar um comentário