quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

OS NOSSOS HERÓIS ESQUECIDOS




Imagem obtida em “Be Awesome Be You”




OS NOSSOS HERÓIS ESQUECIDOS


Ainda não há muitos meses estava instalada nas redes sociais o que parecia ser uma histeria colectiva. Um pouco por todo o lado as mensagens sobre os bombeiros pululavam. Eram “os nossos heróis”, “os nossos guerreiros” e mais um sem número de adjectivos que, conjuntamente com as fotos dos bombeiros combatendo os fogos ou descansando deitados nas estradas, enchiam as redes sociais e os meios de comunicação.

Os apelos à caridade eram mais que muitos e os quartéis dos bombeiros foram-se enchendo. Eram litros de leite, pães, sandes e tudo o que podia ajudar aqueles heróis a aguentar o combate. Tudo pelos heróis de que muitos só se lembram quando estão em apuros. Muitos só se lembram deles quando a casa começa arder, ou quando precisam de abrir a porta cuja chave perderam, ou ainda de fazer descer o gato de uma árvore, ou escoar a água da garagem que está inundada e tantas outras são as situações em que só quando necessitam de auxílio é que se lembram dos bombeiros, se lembram dos “nossos heróis”.

Por vezes, estes nossos heróis esquecidos, também são recordados negativamente através de algumas vozes que reclamam que não lhes chega nenhum auxilio dos bombeiros quando, segundo essas vozes, mais deles precisam. Mas, não se recordam que ao longo do ano, ao longo dos anos, ao longo da vida, também se esquecem de apoiar esses homens (e mulheres) que voluntariamente se dedicam a servir os outros.

Em Outubro de 2016 escrevi (confirmar AQUI) o seguinte:


*****
O CPA e os bombeiros

Neste último Verão Portugal esteve a arder.

Os grandes heróis (digo-o convictamente) foram os bombeiros cuja falta de apoios suficientes é conhecida e que obriga as Corporações de que fazem parte a pedir “esmola”, a fazer “rifas”, para que possam continuar a ajudar as comunidades em que se inserem.

Nas redes sociais proliferaram os elogios, as declarações de intenção, os apelos à solidariedade com os soldados da paz; mas, também ouvi os que se insurgiram contra a demora no socorro; ouvi pessoas que os aplaudem virtualmente, ouvi pessoas que exigem, que condenam a falta de apoios estatais aos Bombeiros, que recorrem aos Bombeiros em momentos de aflição, mas que não são sócias dos Bombeiros e não estão disponíveis para pagar uma quotização equivalente a dois ou três cafés por mês.

É neste âmbito que é relevante dar a conhecer que a Direcção da Associação Autocaravanista de Portugal – CPA vai propor no próximo dia 19 de Novembro, em Assembleia Geral, que os associados aprovem uma proposta “para associação do CPA à Associação dos Bombeiros Voluntários de Lisboa.

A ser aprovada, como espero que seja (e foi como se pode ver AQUI), esta proposta constitui uma mensagem, simbólica, para incentivar os autocaravanistas a serem sócios das associações de Bombeiros das áreas das respectivas residências.”


*****

Note-se que o texto acima transcrito e escrito em 2016 reporta-se aos incêndios do Verão de 2016 e que se agora o recordo é porque o Presidente da Associação Nacional de Bombeiros veio, no início deste ano (2017), “lamentar” publicamente que a quantidade de sócios das Associações de Bombeiros tinha diminuído.

Não é racionalmente compreensível que as manifestações empolgadas de apoio aos bombeiros (e que acredito que são reais, são mesmo muito sentidas), não tenham, essas mesmas manifestações, continuidade prática. Será assim tão problemático, tão difícil, tão dispendioso, as firmas, as associações, os cidadãos individualmente considerados, assumirem o compromisso de serem sócios dos bombeiros? Será tão difícil transformarem a caridade pontual num compromisso firme de solidariedade? (até porque a Caridade e a Solidariedade não são sinónimos).

Neste início de 2017 não espere mais um ano. A exemplo dos bombeiros, que se deslocam ao local em que se encontra necessitado de auxilio, tome a iniciativa de de ser você, autocaravanista ou não, a deslocar ao Quartel dos bombeiros mais próximos da sua residência e, com a intenção de os auxiliar, preencha uma proposta associativa.

Comprometa-se, seja sócio dos Bombeiros Portugueses, seja solidário com os nossos heróis esquecidos.



(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) (AQUI)



Sem comentários:

Enviar um comentário