terça-feira, 5 de setembro de 2023

UM EXEMPLO DE ASSOCIATIVISMO

 

Na sede do CPA por ocasião do 21º aniversário.

O Vítor Tavares é o 5º



UM EXEMPLO DE ASSOCIATIVISMO


VÍTOR MANUEL PAIS TAVARES, morreu, mas embora com ele não tivesse morrido o ASSOCIATIVISMO, acreditamos que ficou mais pobre. Nascido em 10 de Dezembro de 1944 foi na cidade de Lisboa que ontem, 4 de Setembro de 2023, se despediu das muitas actividades em que participou.

Muitos o recordam com um sorriso de simpatia como o “Vítor BOMBEIRO” devido ao seu envolvimento, desde muito novo, nas associações humanitárias de bombeiros, tendo chegado, muito devido à sua competência técnica, honestidade, disponibilidade e forte sentido de missão, a 2º Comandante.

Não é possível ignorar a sua participação cívica como AUTARCA na Junta de Freguesia da sua área de residência.

De especial relevo é a sua dedicação CAMPISTA no Clube de Campismo de Lisboa que constituiu um exemplo de resiliência e participação em inúmeros acampamentos nacionais e internacionais, sendo recordado igualmente pelas suas capacidades de ANIMADOR.

Em Janeiro de 1990 Vítor Tavares foi um dos 14 fundadores do Clube Português de Autocaravanas (actual Associação Autocaravanista de Portugal – CPA) numa época em que o autocaravanismo dava os primeiros passos em Portugal. Este seu gosto pela modalidade conduziu-o ao desempenho de funções de Vice Presidente da Mesa da Assembleia Geral e de Vogal da Direcção do CPA.

Mas, no CPA, um Clube diferente de uma associação campista, foi um AUTOCARAVANISTA que nunca renegou o seu espírito campista, sem deixar de contribuir em pleno para as actividades da Associação. E por isso os companheiros autocaravanistas em Assembleias Gerais de 17 de Novembro de 2012 e de 26 de Março de 2022 agraciaram-no, respectivamente, com os títulos de Sócio de Mérito e de Sócio Honorário.

Ser Bombeiro, Autarca, Campista, Animador, Autocaravanista não define por si só um homem, mas seguramente que contribui e muito para podermos considerar que o Vítor Tavares foi no decorrer da sua vida uma pessoa ligada profundamente aos movimentos associativos.

E por tudo isto (e não só) ficará na memória de todos os que com ele conviveram.


Este vídeo é um trecho de uma reportagem realizada em 2011 num Encontro do CPA no Samouco (Vila do Concelho de Alcochete). Nas imagens é bem patente a jovialidade e a capacidade de comunicação de Vítor Tavares.



Sem comentários:

Enviar um comentário