quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Chovia em Peniche...


Corpos Gerentes do CPA - Assembleia Geral 2016-11-19



CHOVIA EM PENICHE...

Chovia em Peniche quando os sócios da Associação Autocaravanista de Portugal – CPA, reunidos em Assembleia Geral, votaram favoravelmente a proposta de cessação de filiação na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. (ver AQUI).

Uma relação de mais de 26 anos terminava. É com magoa que o digo, pois são sempre tristes as separações. Naquela Assembleia, onde me parecia existir um sentimento misto de revolta e incompreensão, ninguém parecia regozijar-se com este divórcio. Mas a dignidade, a credibilidade do CPA, e sobretudo a defesa dos direitos, interesses e garantias do Movimento Autocaravanista de Portugal, impunha que fosse passada uma mensagem forte, mais forte do que a aberrante proposta legislativa da FCMP.

Chovia em Peniche. Nem na natureza, nem na Assembleia Geral do CPA, havia alegria.

A longa explanação dos factos que consubstanciavam a proposta de cessação de filiação que foi feita pelo Presidente da Direcção do CPA, demonstrou, também, o empenho na criação de condições para a manutenção do CPA no seio da FCMP. Segundo informação dada, foi, inclusive, feito um convite ao Presidente da FCMP para estar e intervir na Assembleia, convite que inicialmente foi aceite, mas que veio a ser rejeitado 48 horas antes da realização desta magna reunião.

O assumir compromissos que posteriormente renega parece ser política da FCMP.

A FCMP (entre outros pontos), desde 2010, que se veio comprometendo a:

Considerar, com todas as consequências daí inerentes, que ESTACIONAR/PERNOITAR é a imobilização da autocaravana na via pública, respeitando as normas de estacionamento em vigor, designadamente o Código da Estrada, independentemente da permanência ou não de pessoas no seu interior." (Ponto 3 da Declaração de Princípios subscrita pela FCMP)

Existem Leis da República bastantes para que esta matéria não necessite de mais Legislação. (Afirmação divulgada no Portal da FCMP)

Mas, a FCMP (renegando os compromissos assumidos) propôs na Assembleia da República, em prejuízo do autocaravanismo, o seguinte:

Constitui acampamento ocasional, nomeadamente, a pernoita no interior de caravana, autocaravana ou outro veículo automóvel estacionado na via pública ou em terreno de que o utilizador do veículo não seja proprietário.”(Saiba AQUI quais as consequências desta proposta legislativa)

E o que divulgou e disse no respectivo Portal (ou por qualquer outra forma) a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal sobre a deslocação que fez à Assembleia da República para propor alterações legislativas? NÃO DIVULGOU NEM DISSE NADA!

E o que diz a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal sobre os factos e as acusações que lhe são feitas? NÃO DIZ NADA!

Poderemos, perante este exemplo, pressupor que existem mais matérias que a FCMP esconde das associações federadas?

Principiei por afirmar, no início deste artigo de opinião, que ninguém na Assembleia Geral parecia regozijar-se com este divórcio. Esta minha percepção, que é também e apenas uma convicção, abrange os associados do CPA que não estiveram presentes na Assembleia. Contudo, os detractores do CPA não deixarão de vir aludir à quantidade de presenças que votaram esta decisão, considerando-a minoritária. Não pretendo, hoje e agora, dar a minha opinião, já sobre as deliberações assumidas em Assembleias Gerais, já sobre o meu conceito de democracia, ou ainda sobre a perenidade das verdades das maiorias e, muito menos, divagar sobre a psicologia de massas. Mesmo que o número não seja sempre o mais importante, não posso, nem quero, deixar de afirmar que a quantidade de associados que votaram a saída da FCMP foi, pelo menos, no mínimo, 5 vezes superior, aos que federaram o CPA na FCMP.

Não obstante esta separação o CPA irá continuar a ser uma associação indissociável da história do Movimento Autocaravanista de Portugal e pelas melhores razões, enquanto que a FCMP...

Para memória futura e para a história do autocaravanismo em Portugal que fique registado que a cessação da filiação da Associação Autocaravanista de Portugal – CPA na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal é única e exclusivamente da responsabilidade dos dirigentes desta federação.



NOTAS: (Um ainda melhor esclarecimento desta matéria pode ser obtido através da leitura dos seguintes textos:)

Aberta a caça aos autocaravanistas (ver AQUI)

É chegado o momento… (ver AQUI)

Legitimidades (ver AQUI)

Como aqui chegámos (ver AQUI)


(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) - AQUI)


1 comentário:

  1. Subscrevo, plenamente, a apreciação do Companheiro, sobre esta matéria.

    ResponderEliminar