quinta-feira, 30 de março de 2017

Ai... estes autocaravanistas... (DESLOCAÇÃO EM GRUPO)





Ai... estes autocaravanistas...

(1ª reflexão)

Hoje gostaria de iniciar uma reflexão acerca das atitudes de autocaravanistas e, com esse objectivo, abordar algumas situações para cujos procedimentos não encontro justificação plausível. Pode ser que alguém o esclareça.

DESLOCAÇÃO EM GRUPO

Os autocaravanistas deslocam-se nas estradas, muitas vezes em grupo, numa itinerância turística que lhes dá uma sensação de liberdade. Uma liberdade que não deve violar a liberdade dos restantes Se duas ou três autocaravanas percorrerem em grupo as estradas, não se verificará qualquer perturbação significativa. Mas, se essa deslocação envolver, por exemplo, umas 30 autocaravanas, poderá, agora sim, verificar-se uma perturbação relevante do trânsito automóvel.

Quando essas deslocações acontecem, constata-se que há autocaravanistas que não utilizam os sinais de mudança de direcção que permitem avisar a autocaravana que se lhe segue que vai virar e que deve, por sua vez, proceder de igual forma.

Mais grave, no entanto, é conduzir “colado” ao veículo da frente quando se movimenta numa “coluna”. É óbvio que uma “coluna” de autocaravanas se desloca tão mais lentamente quanto maior for a quantidade de veículos que a constituam. Mas, quando uma (ou mais autocaravanas) circula “colada” à que a precede está a impedir a ultrapassagem de outros veículos que não fazendo parte da “coluna” são obrigados a circular ao mesmo ritmo. Este procedimento perturba o trânsito e passa uma mensagem pouco correcta para os que não são autocaravanistas. Se, pelo contrário, existir uma distância de 50 a 100 metros entre as autocaravanas que fazem parte da “coluna”, além de se passar uma importante mensagem de civismo autocaravanista, está-se, também, a permitir uma circulação mais célere e mais segura.

PERGUNTO:

1 - Porque razão os autocaravanistas não usam SEMPRE os sinais necessários quando vão mudar de Direcção?

2 - Existe alguma razão para que quando circulam em “coluna” as autocaravanas o façam “coladas” ao veículo da frente, impedindo a ultrapassagem segura dos carros mais velozes e perturbando desnecessariamente o trânsito?

Quem sabe e quer responder?


(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) -AQUI)

2 comentários:

  1. Bem visto. Pondo de parte o desconhecimento do Código da estrada a razão deve ser psicológica. Porque não incluir este tipo de comportamentos numa Declaração de princípios do autocaravanismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. .
      Companheiro Autocaravanista Maximo Domingos,

      A Declaração de Princípios (que já existe) não será o local apropriado para equacionar este tipo de comportamentos. Quanto muito poder-se-ia adicionar algumas normas à Cartilha Autocaravanista (que também já existe)

      Um assunto para reflectir.

      NOTA:

      Declaração de Princípios:

      http://www.cpa-autocaravanas.com/materiais/out2011/CPA_-_Declaracao_de_Principios_-_Portugues.pdf

      Cartilha Autocaravanista:

      http://www.cpa-autocaravanas.com/upload/CARTILHA.pdf

      Eliminar