quinta-feira, 15 de março de 2018

MOMENTOS MARCANTES






MOMENTOS MARCANTES


No decorrer da existência de uma pessoa, empresa, associação, país, existem momentos que são marcantes.

A “Associação Autocaravanista de Portugal – CPA” não é uma excepção e ao longo dos 28 anos de vida teve, pelo menos, 5 relevantes momentos.

O primeiro momento de importância capital foi, obviamente, o nascimento que teve lugar a 25 de Janeiro de 1990 (ver AQUI), não obstante estar a ser planeado, desde Setembro de 1988, numa primeira reunião no Parque de Campismo de Escaropim. Depois dessa data os fundadores reuniram-se pelo menos mais quatro vezes e sempre em Parques de Campismo.

O facto de a associação, que se veio a denominar como “Clube Português de Autocaravanas”, ter tido o nascimento programado em Parques de Campismo, por campistas, revela bem o espírito que presidiu à criação. Tudo evidencia que se não tratava de fazer emergir uma modalidade autocaravanista. O espírito era campista, embora o material de campismo a ser utilizado deixasse de ser a tenda e passasse a centrar-se na autocaravana, material que à época só alguns poucos dispunham. Muitas destas autocaravanas eram até “construídas” junto à primeira sede do CPA na Rua dos Lagares, em Lisboa. Registe-se ainda que o campismo estava de tal forma presente na forma de pensar dos fundadores que os primeiros estatutos do CPA “obrigavam” à filiação na “Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo", actual “Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal”.

O segundo acontecimento marcante na vida do CPA teve lugar quatro anos depois da fundação, mais precisamente em 1994, com a partida para a "Primeira Volta a Portugal" iniciada na margem do Rio Tejo, perto da Torre de Belém, Lisboa, a 26 de Março. Os autocaravanistas que tinham chegado ao local na véspera terão cantado no momento da partida, talvez pela primeira vez em público, a Marcha do CPA (ver AQUI), “hino oficioso”, na medida em que até à presente data nunca uma Assembleia Geral o tornou oficial.

Este evento foi efectivamente um momento marcante na vida do CPA, bastante bem organizado, que contou com a presença de médicos e de mecânicos e a que não faltou animação, convívio e entre-ajuda.

Para os que queiram recordar essa epopeia autocaravanista aqui deixo 4 vídeos, com  uma imagem e som que não são perfeitos, mas que ilustram bem uma actividdade que ainda hoje é recordada com saudade.


PRIMEIRA VOLTA A PORTUGAL
(Parte 1 de 4)



PRIMEIRA VOLTA A PORTUGAL
(Parte 2 de 4)



PRIMEIRA VOLTA A PORTUGAL
(Parte 3 de 4)



PRIMEIRA VOLTA A PORTUGAL
(Parte 4 de 4)



A terceira iniciativa marcante deu-se em 2010 com a coo-autoria e divulgação da “Declaração de Princípios”, subscrita por inúmeras entidades, o que constituiu a base, agora escrita, dos valores a serem seguidos por todos quantos entendessem o autocaravanismo como uma modalidade autónoma.

Talvez por não renegar e não se opor ao campismo a Declaração foi assumida pela Federação Internacional de Campismo, Caravanismo e Autocaravanismo; porque na Declaração eram evidenciadas preocupações ambientais também a Quercus a subscreveu; e porque a autocaravana é um veículo automóvel o ACP também considerou importantes os conceitos de estacionar / pernoitar em autocaravana que apoiou.

A "Declaração de Princípios" que ainda hoje se mantém actual continua a marcar a política autocaravanista seguida pelo CPA.

A quarta modificação significativa que se verificou na vida do CPA foi consubstanciada com a alteração estatutária que teve lugar em Novembro de 2012 (ver AQUI). Efectivamente os Estatutos aprovados fazem um corte, não direi radical, mas profundo, com o Campismo, sem, contudo, renegar as origens campistas nem discriminar negativamente os autocaravanistas campistas.

Os caminhos escolhidos pelos associados são claramente evidenciados nos Estatutos:

1 – Alteração do nome. Deixa o CPA de ser um clube de autocaravanas, meio pelo qual se pode fazer campismo, para passar a ser uma associação de autocaravanismo, meio pelo qual se faz turismo, sem prejuízo de também se poder fazer outras actividades, como o campismo. A ordem dos valores, dos objectivos, altera-se.

2 – Cessa a obrigatoriedade estatutária de estar filiado numa federação específica, como era no passado a filiação na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Os associados, em cada momento, decidem.

3 – São definidos de forma clara e pormenorizada os direitos e deveres dos associados e dos Órgãos Sociais, incrementando-se a institucionalização da associação, o que demonstra uma evolução. O CPA deixa de ser um “clube de amigos” para passar a ser uma associação autocaravanista de Portugal onde os amigos se encontram.

Sintetizando: O CPA deixa de ser um clube campista de autocaravanas para passar a ser uma associação autocaravanista de Portugal.

O quinto e não menos importante momento marcante da vida do CPA tem lugar em 2016 com a constituição do "Welcome Friendly Place" (WFP-Portugal), uma marca direccionada a autocaravanistas portugueses e estrangeiros com informação turística sobre Portugal e as localidades que não pratiquem uma política de discriminação negattiva dos veículos autocaravanas. Significativo é o facto de no Portal do "WFP - Portugal" se poder ler: "A Associação Autocaravanista de Portugal – CPA, detentora da marca WELCOME FRIENDLY PLACE, subscreve a Declaração de Princípios como compromisso de interesses entre as comunidades e o autocaravanismo".

A constituição do "WFP - Portugal" foi o reafirmar, agora "preto no branco", de uma forma muito expressiva, de uma política autocaravanista virada para o desenvolvimento local.

São apenas 5 os momentos que marcaram a vida do CPA?, perguntarão alguns. Sim. Estes são, até hoje, os cinco momentos mais marcantes na vida do CPA, pois que, em si mesmos, influenciaram o Movimento Autocaravanista de Portugal.

Tenho, no entanto, para mim, que em 2019 se poderá verificar um novo momento marcante na vida do CPA. Mas, sobre isso, falaremos mais tarde.



(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) - AQUI)




2 comentários:

  1. É importante haver alguém que traga estes factos a público.

    ResponderEliminar
  2. Estive presente nesta volta do CPA, na altura liderado pelo companheiro Baeta, pessoa que demonstrou uma capacidade de liderança descomprometida acima da média. Faz Bem recordar. Parabéns companheiro pela iniciativa.

    ResponderEliminar