quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Estrada Nacional 2 - O Livro






ESTRADA NACIONAL 2
O Livro


Autocaravanismo é o nome pelo qual se designa o turismo com recurso a uma autocaravana. Esta modalidade de turismo não obriga a uma planificação prévia, mas, diz-me a minha pouca experiência que a planificação de uma viagem tem vantagens, nomeadamente no que se refere aos custos.

As minhas viagens em autocaravana são planificadas. Essa planificação permite-me viajar por antecipação. A leitura de livros, as pesquisas na internet, o estudo dos percursos, a recolha de locais possíveis de pernoita dão-me acesso antecipado à gastronomia, história, costumes, eventos culturais e muito mais, das regiões e locais que tenciono visitar.

Em 2019 decidi ir VIAJAR ao longo da Estrada Nacional 2 (EN2). E digo VIAJAR; não digo percorrer. Para o efeito comecei a estabelecer os parâmetros dessa viajem, tendo logo sentido a necessidade de informação. Soube que existia uma Associação de Munícipios da EN2, mas não consegui contactos que me ajudassem a obter elementos. Através da “Associação Autocaravanista de Portugal – CPA” tomei conhecimento que existia um livro intitulado, precisamente, “Estrada Nacional 2”, (ver AQUI) produzido e editado pela “Foge Comigo! Lda”.

À falta de melhor, não muito convencido que seria uma boa opção, decidi adquirir o livro. E em boa altura o fiz, porque excedeu todas as minhas expectativas.

Trata-se de um livro apresentado em “papel couché” (com brilho, brancura e opacidade), com mais de 500 páginas e todas com gravuras, fotos, chamadas de atenção especiais, explicações históricas, datas festivas, artesanato, gastronomia, restaurantes aconselhados, relação de museus e monumentos, ciclovias, percursos de BTT e pedestres, sugestão de paisagens e miradouros, parques temáticos, praias fluviais e costeiras, termas, parques para descanso, locais de pernoita (hotéis, pousadas, pensões, parques de campismo e Áreas de Serviço para Autocaravanas) e postos de turismo.

O Livro está repleto de endereços e de coordenadas que permitem um acesso facilitado aos locais que são aconselhados em cada uma das 20 etapas em que o percurso pela EN2 se divide.

Mais do que um livro de leitura é, essencialmente, um livro de consulta. O livro divide-se em 4 capítulos: Descobrir a EN2, Conhecer a EN2, Sentir a EN2 e Apoio ao visitante. Mesmo os que não pretendam viajar pela EN2 encontram no livro as descrições de locais que eventualmente pretendam visitar

Ao longo do livro, quilómetro a quilómetro, já nos sentimos a viajar ao longo da EN2.

Um livro útil para os que pretendam (com ou sem autocaravana) viajar pela EN2 e cuja compra aconselho veementemente.




DECLARAÇÃO DE INTERESSES – O autor deste texto não é sócio da firma editora do livro nem recebe comissões pela venda do mesmo.




Sem comentários:

Enviar um comentário