quarta-feira, 4 de maio de 2022

COMO LIDAR COM AS BATERIAS


 

COMO LIDAR COM AS BATERIAS


Antes de 1 de Maio de 2022 nunca me preocupei seriamente com as baterias que utilizava no habitáculo da minha autocaravana. Até que… tive um problema que me forçou a substituir as 2 baterias do habitáculo.

Quando medimos o estado de carga da bateria constatamos que a mesma acusa uma tensão de 12,7 ou mais volts e consideramos que a mesma esta totalmente carregada, mas pode não ser assim, conforme me explicou detalhadamente um amigo que também é autocaravanista.

Para melhor se compreender o que se passa vou repetir o exemplo com que esse meu amigo exemplificou o que pode acontecer numa bateria.


A ANALOGIA DO TANQUE DE ÁGUA

Imagine-se um tanque de água com uma capacidade de 100 litros e que sempre que alguma água é consumida a mesma é reposta. Contudo, a água com que o tanque é abastecido contém detritos e ao longo de sucessivas cargas os detritos não são expulsos e vão-se acumulando no tanque.

Passado algum tempo o tanque pode atingir, por exemplo, 70 litros de detritos e a água que é reposta não irá além de 30 litros, porque, obviamente, não tem espaço no tanque que só comporta 100 litros.

Quando o tanque está cheio (detritos e água) o medidor informa que o tanque está cheio (com a carga máxima) mas desconhece que 70% (70 litros) são detritos e só 30% (trinta litros) são água. Ou seja, o utilizador supõe que o tanque tem 100 litros de água, mas na realidade só tem 30 litros, pois o restante são detritos.

É esta situação que se verifica numa bateria. Ao longo dos tempos os componentes vão-se deteriorando (os tais detritos) e, não obstante o medidor da capacidade do estado de carga da bateria informar que a mesma está totalmente carregada, assim não sucede, pois apenas uma determinada percentagem é energia, sendo o restante “detritos”.

Uma bateria está 100 / 90% carregada quando a voltagem não for inferior a 12,7 / 12,5 volts.

É IMPORTANTE PARA GARANTIR O BOM ESTADO DE UMA BATERIA QUE SE NÃO PERMITA QUE O CONSUMO DESÇA ABAIXO DE 12 VOLTS.

Para se compreender melhor ainda como tudo se passa deixo as explicações ao meu amigo:


COMO AVALIAR O ESTADO DUMA BATERIA

A maior parte das autocaravanas tem indicadores a led’s, ou voltímetro analógico, para indicar o estado de carga da bateria (s). Há que saber interpretar essa informação porque esses referem-se a valores percentuais da capacidade de carga real e não a valores percentuais da capacidade de carga nominal.

Uma bateria só tem a capacidade de carga real igual á capacidade de carga nominal, quando é nova a estrear. Os ciclos de carga/descarga vão diminuindo a capacidade real ao longo do tempo. Os maus tratos como descargas profundas, descargas intensas e longos períodos com as baterias não totalmente carregadas, aceleram fortemente o envelhecimento das baterias.

Precisamos então saber qual é a capacidade real para podermos saber a que valor corresponde a percentagem que nos é indicada. Para saber a capacidade de carga real basta dispor de um multímetro digital, um suporte de lâmpada e uma lâmpada de máximos (50W).

Reter que:

1- Uma bateria carregada, desligada de tudo, apresenta uma tensão de 12,7V

2- Uma bateria nova, descarregada a 50%, apresenta uma tensão de 12,1V. Como numa bateria nova a capacidade real é igual á capacidade nominal, a 50% de carga correspondem 50Ah.

3- Uma bateria com muito uso, descarregada a 50%, também apresenta uma tensão de 12,1V. Como numa bateria com uso a capacidade real já não é igual á capacidade nominal, o valor de percentagem de carga não nos diz nada porque não sabemos ma capacidade real da bateria, já um tanto ou quanto diminuída pelo uso. É pois absolutamente necessário conhecer a capacidade real para sabermos a quantos Ah corresponde o valor percentual indicado pelos led’s ou pelo voltímetro.

4- A tabela abaixo mostra a relação entre a voltagem da bateria e a percentagem da carga. Como se vê na tabela, a diferença de um décimo de volte numa bateria tem um grande significado e a tabela é válida para qualquer bateria de chumbo independentemente do seu desgaste.


Para determinar a capacidade de carga real proceder como segue:

-Ligar 2 fios de pelo menos 2,5mm2 de secção, ao suporte de lâmpada de máximos e ligar 2 jacarés nas outras pontas, um em cada fio.

-Carregar a bateria durante, pelo menos, 24H.

-Desligar todos os cabos e fios da bateria.

-Montar a lâmpada no suporte de lâmpada.

-Ligar o voltímetro digital à bateria

-Ligar os jacarés da lâmpada á bateria

-Registar a hora.

Com o decorrer do tempo a voltagem indicada no multímetro digital vai diminuindo. Vigie a descarga da bateria de vez em quando.

Quando a voltagem tiver descido a 12,2V vigie mais amiúde a tensão e logo que chegue a 12,1V registe a hora e desligue a lâmpada. 

De acordo com a tabela acima foi consumida metade da capacidade da bateria.

Vamos agora fazer contas para determinar a capacidade da bateria:

Para saber quantos amperes consome a nossa lâmpada de máximos, que é de 50W de potência, recorremos á lei de Ohm:

I=P/V, ou seja 50W/12V=4. A lâmpada consome pois 4Ah.

Se decorreram 12 horas entre o ligar da lâmpada e o momento em que a tensão chegou aos 12,1V (momento em que a carga atingiu 50%), teremos um valor de 4A X 12h = 48Ah, que correspondem a metade da capacidade. A bateria terá então uma capacidade real de 48x2 = 96Ah. Se a bateria em teste for de 100Ah nominais a bateria está em estado novo.

Suponhamos agora que os 12,1V foram atingidos ao fim de 4 horas. Teremos 4A X 4h = 16Ah. Como 16Ah correspondem a 50%, a capacidade real da bateria será de 16 X 2h = 32Ah. Com este valor e sendo a capacidade nominal de 100Ah, a bateria já está com uma capacidade muito reduzida e carece de substituição imediata. Quando esta bateria está totalmente carregada o voltímetro ou o painel de led’s continuam a indicar 100%, tal qual como quando era nova, mas agora trata- se de 100% de 32Ah e não de 100% de 100Ahh.

Um voltímetro ou um painel de led’s só dá uma informação plausível quando se conhece a capacidade real da bateria e esta está em repouso há mais de 1/2 hora.


Se procurar uma explicação ainda mais profunda sugiro que descarregue um trabalho sobre baterias e a que pode aceder AQUI


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Faço votos para que este texto seja útil. Dentro de dias reportarei o que me sucedeu quando, como digo no início deste texto, substituí as 2 baterias do habitáculo.


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