domingo, 8 de outubro de 2023

COISAS DO… ZECA (20)

 


COISAS DO… ZECA


Traz outro amigo também (1970)

Se a canção de protesto pretende directa e concretamente atingir uma dada estrutura político-social num dado momento histórico com referência a factos, indivíduos e lugares, então eu não sou um cantor de protesto. De resto, as minhas canções são predominantemente líricas. Mas elas pretendem opor-se (quer as Iíricas quer as intencionais) a padrões de vida, gostos e predilecções vigentes entre nós. São a minha contrapartida, a minha revanche. Chamemos-Ihes canções de réplica. Reproduzem um meio, mas colaboram (ou pretendem colaborar) na sua reconstituição. Se, neste sentido, eu próprio as não considerasse uma forma de protesto não me sentiria justificado como cantor pela simples razão de não me sentir justificado como homem.

José Afonso em entrevista a José Armando Carvalho, in Comércio do Funchal, 01/06/1969

FONTE: Associação José Afonso (Ver AQUI)


Traz outro amigo também

Sem comentários:

Enviar um comentário