quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Liberdade e Responsabilidade



LIBERDADE E RESPONSABILIDADE


O livre direito de exprimir o pensamento é, em Portugal, uma das conquistas do 25 de Abril.

A liberdade de expressão impõe o assumir de responsabilidades de forma identificada.

O “Papa Léguas Portugal”, pseudónimo criado para a intervenção na área do autocaravanismo, assume, sem reservas mentais, a indissociação destes dois conceitos: Liberdade e Responsabilidade.

Qualquer expressão do pensamento pode ser objecto de análises e interpretações eventualmente diferentes das do autor.

São análises e interpretações com legitimidade para serem feitas na medida em que qualquer pensamento, após divulgado, adquire vida própria e pode influenciar de formas diferentes, diferentes pessoas. O autor deixa de ter o controlo sobre o seu próprio trabalho, sobre o pensamento que pretende transmitir, na medida em que ele é interpretado à luz de diferentes vivências, de diferentes conjunturas, de diferentes realidades político-sociais e, também, de diferentes graus individuais de conhecimento e de cultura.

Contudo, o autor não é prisioneiro das interpretações e análises que queiram fazer da sua obra. Também não é viável, por parte do autor, estar permanentemente a corrigir as interpretações ou esclarecer as motivações da sua criação. Fazê-lo seria estultícia.

O que o autor disser, estará dito, estará na expressão do seu pensamento, estará no seu texto, estará na sua forma de estar na vida.

(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo – AQUI)


Sem comentários:

Enviar um comentário