sexta-feira, 7 de novembro de 2014

ARPIAC - Seminário de Nossa Senhora de Fátima



ENCONTROS ARPIAC
Seminário de N.ª Sr.ª de Fátima

(2005)


O Grupo Coral da ARPIAC (Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Agualva Cacém) tinha adquirido uma relevância que extravasava o Concelho de Sintra, razão pela qual era muitas vezes convidado a actuar em eventos organizados noutros Concelhos.

Em 15 de Maio de 2005 foi o Grupo Coral da ARPIAC convidado a colaborar nas actividades que o Seminário de N.ª Sr.ª de Fátima, na Amadora, levava a efeito.

São algumas das imagens deste evento que esta Foto Reportagem exibe.

Para ver as fotos em “tela inteira” prima a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.


Encontros ARPIAC
Seminário de Nossa Senhora de Fátima

Para ver as fotos prima AQUI



Grupo Coral da ARPIAC

O Grupo Coral da ARPIAC foi fundado em 1989.

É um coro misto, composto na sua totalidade por coralistas que, ao mesmo tempo, são sócios da ARPIAC e alunos da Academia Sénior.

Tem por objectivo a interpretação e divulgação de actividades culturais e musicais, especialmente música oral.

Surgiu da iniciativa do maestro Manuel dos Santos  e do organista Marcelino, que incentivaram um grupo de associados e associadas a constituí-lo, dando, assim, os primeiros passos para  a sua formação.

Posteriormente, passa a ser dirigido pela maestrina Natália que, em 1999, deu  lugar à maestrina Aida Martins.

O Grupo  continua a crescer, participando em Encontros de Coros, em eventos  da Associação, actuando em Instituições sempre que era convidado, levando o nome da ARPIAC muito para além do Distrito de Lisboa.

Em 2003, é criada Academia Sénior e instalada no Complexo do Zambujal, onde o Grupo já tinha feito todo o percurso anterior, tendo, assim, continuado a partilhar das mesmas instalações

Em 2004, o Grupo Coral passa a ser dirigido pelo maestro Paulo Taful, a quem se juntam os músicos Hugo Janota (organista) e o já falecido Luís Miranda,  em instrumento de sopro.

O Grupo Coral, que começou apenas com cerca de 14 elementos, cresceu, tornou-se  adulto, passou por algumas formações diferentes, contando  presentemente com 34 coralistas.

Em 2009, gravou o seu primeiro disco.

Em suma, os seus quase 23 anos de vida deram-lhe maturidade e experiência, tornando-se num Grupo reconhecido publicamente pela sua qualidade, aplaudido de pé nas suas actuações e engrandecendo o nome da Instituição que orgulhosamente ostenta no seu estandarte.


Fonte: ARPIAC

Sem comentários:

Enviar um comentário