segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Dia Nacional da Cultura Científica




Dia Nacional da Cultura Científica

Este dia foi criado em 24 de novembro de 1996, pelo então Ministro Mariano Gago, em homenagem a Rómulo de Carvalho, (nascido nesta data em 1906) professor, metodólogo, investigador e autor de manuais escolares, de livros de investigação científica e de poesia, estes últimos sob o pseudónimo de António Gedeão.

Este dia deverá ser, segundo Mariano Gago, «momento privilegiado, todos os anos, de balanço, de reflexão e de acção sobre o papel do conhecimento no nosso futuro».

Rómulo de Carvalho desenvolveu uma actividade de divulgação científica que marcou gerações em Portugal. Os seus livros de divulgação em Ciência e Tecnologia e os seus artigos em jornais revelavam a sua preocupação com o despertar do interesse dos portugueses pelo conhecimento científico. O seu legado ainda se sente num dia que o lembra e comemora o seu trabalho.

Rómulo Vasco da Gama de Carvalho (Lisboa, 24 de Novembro de 1906 — Lisboa, 19 de Fevereiro de 1997), português, foi um químico, professor de físico-química do ensino secundário no Liceu Pedro Nunes e Liceu Camões, pedagogo, investigador de História da ciência em Portugal, divulgador da ciência, e poeta sob o pseudónimo de António Gedeão. Pedra Filosofal e Lágrima de Preta são dois dos seus mais célebres poemas.

Académico efectivo da Academia das Ciências de Lisboa e Director do Museu Maynense da Academia das Ciências de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário