quinta-feira, 29 de março de 2018

As pessoas só morrem quando são esquecidas



Foto óbtida na página do facebook de António Augusto Cameirão





"As pessoas só morrem quando são esquecidas"
(Dr. Hiluluk)



Carlos Pereira, de seu nome completo Carlos Alberto Gonçalves Dias Pereira, morreu na passada semana.

Conheci o Carlos Pereira nas reuniões da Comissão de Autocaravanismo da “Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal”, a que ambos pertencíamos e onde, por vezes, muitas vezes, tínhamos opiniões bastante diferentes sobre a forma de encarar o autocaravanismo.

Algumas vezes, não porque privasse ou conhecesse bem o Carlos Pereira, ele relatava-me, em jeito de confidência, as decepções, as alegrias e as peripécias que tinha tido no âmbito da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Tirando os contactos que tínhamos à margem das poucas reuniões da Comissão de Autocaravanismo quase nada sabia da vida privada de Carlos Pereira. Nem tinha que saber. Seguramente que outros, melhor do que eu, poderão falar do que foi a vida campista e autocaravanista de Carlos Pereira. Ou poderão falar de outros aspectos relevantes, nomeadamente do homem em si mesmo, porque nem só de campismo e autocaravanismo vive o Homem.

Há algo, porém, na minha opinião, pelo qual a memória de Carlos Pereira também deve ser recordada: foi fundador e Presidente da Direcção do “Clube Autocaravanista do Centro – Cultura e Lazer” (CAC-CL). Pode parecer pouco!? Pode parecer fácil!? Mas, quantos se podem orgulhar e ter força anímica para fundar e dirigir uma associação?

Carlos Pereira não será esquecido pelos amigos e por muitos que com ele lidaram, mesmo por aqueles que a ele se opuseram, como eu, mas, principalmente, não será esquecido, enquanto o CAC-CL existir. Compete, agora, aos que com ele mais intensamente privaram, aos que com ele dirigiram o seu Clube, não deixar morrer o CAC-CL para que a memória de Carlos Pereira não seja esquecida, para que continue vivo, porque as pessoas só morrem quando são esquecidas.


(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) - AQUI)


,


2 comentários:

  1. Conheci o Carlos na semana anterior ao triste acontecimento, falei pouco com ele, quero dizer nem o conheci, mas se encontro na Carapinheira pagamos um preço simbólico para o Programa que nos ofereceram, alguém no CALC Trabalhou para que isso fosse possível..Até sempre Carlos Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Companheiro, em nome do CAC-CL. O nosso último Encontro na Carapinheira foi marcante e ainda bem que gostou. Sobre o que diz, em relação ao empenho e trabalho do CAC-CL só lhe tenho a dizer que apesar de ter sido muito o Carlos Pereira, principalmente, estava muito feliz, mesmo cansado, por vos poder proporcionar a todos um bom Programa e um agradável Encontro. Esforçava-se sempre para que tudo corresse como ele planeava a a contento de todos. Ficará para sempre na nossa lembrança a pessoa que era, o Homem com "H" grande que sempre foi. Adeus Carlos Pereira, até à vista.

      Eliminar