domingo, 17 de novembro de 2013

Europa - Polónia–Eslováquia–República Checa - Polónia II


Zamosc

Europa

Polónia – Eslováquia – República Checa
(Polónia)

Foto Reportagem

Fotos sequencialmente obtidas durante uma viagem à Polónia, Eslováquia e República Checa entre 19 de Junho e 30 de Agosto de 20011 com participação no "Rally da FICC" em Praga (República Checa) e no "pós Rally da FICC" em Milkow. (Polónia). Visitas pontuais em Portugal, Espanha, França e Alemanha. POLÓNIA (Parte 2 de 5)

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do encontro, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********

Zamość é uma cidade no sudeste da Polônia com 66 633 habitantes (2004), situada na Província de Lublin (desde 1999), anteriormente era a capital da Voivodia Zamość (19751998). A cerca de vinte quilômetros da cidade localiza-se o Parque Nacional Roztocze.

A cidade é cortada pela ferrovia que ligava a antiga União Soviética com as minas de carvão mineral e enxofre da Alta Silésiae está a cerca de 60 quilômetros da fronteira com a Ucrânia. Desde 14 de dezembro de 1992, o centro histórico da cidade faz parte da Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

História

Zamość foi fundada no ano de 1580 pelo Chanceler e Hetman (chefe do exército da República das Duas Nações) Jan Zamoyski na rota de comércio que ligava o Oeste e o Norte da Europa com o Mar Negro. Projetada segundo as cidades de comércio italianas e construída durante o período Barroco pelo arquiteto Bernardo Morando, um originário de Pádua, Zamość é o exemplo perfeito de uma cidade renascentista do final do século XVI que ainda mantém seu plano e fortificações originais e um número grande de edifícios que misturam as tradições arquitetônicas italianas com as da Europa Central. O bairro da Velha Cidade de Zamość faz parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Em 1942, o município de Zamość, devido a sua fértil terra preta, foi escolhido para a futura colonização alemã pelo Governo Geral como parte do Generalplan Ost (plano nazista de colonização dos territórios ocupados da Europa Central durante a Segunda Guerra Mundial). Os invasores alemães planejaram a recolocação de pelo menos 60 000 pessoas de etnia alemã na área antes do final de 1943. Antes disso, um "teste" de expulsão foi realizado em novembro de 1941 e toda a operação terminou em uma pacífica operação combinada com expulsões em junho/julho de 1943 que foi apelidada de Wehrwolf Action I e II. Cerca de 110 000 pessoas de 297 aldeias foram expulsas. Cerca de 30 000 vítimas eram crianças que devido a "limpeza" racial foram colocadas em famílias alemãs para serem germanizadas no Deutsches Reich. A maioria das pessoas expulsas foram escravizadas para trabalharem na Alemanha ou em campos de concentração.

Algumas pessoas resistiram a essas ações com grande determinação; eles fugiram para a floresta, organizaram uma autodefesa, ajudaram as pessoas expulsas e subornavam para retirar das mãos dos alemães as crianças seqüestradas. Até o meio de 1943 os alemães conseguiram assentar 8 000 colonos, o número aumentou grandemente em 1944. Esses assentamentos eram recebidos com resistência armada feroz por forças da resistência polonesa.

Depois da Segunda Guerra Mundial Zamość iniciou um período de desenvolvimento. Nas décadas de 1970 e 1980 a população cresceu rapidamente (de 39 100 em 1975 para 68 800 em 2003) devido aos significativos lucros obtidos das antigas rotas de comércio ligando a Alemanha à Ucrânia e aos portos do Mar Negro.




Sem comentários:

Enviar um comentário