quinta-feira, 10 de maio de 2018

Construir PDIs em Portugal


Imagem obtida no Blog “Ara@quém News”




Construir PDIs em Portugal
(UM POR TODOS E TODOS POR UM)


PRIMEIRA HISTÓRIA

Estava um dia agradável quando cheguei ao Parque de Campismo da Cabreira, localizado em Vieira do Minho, onde iria ter lugar o XXII Encontro de “Autocaravanas PYC – MMVV”.

O Parque de Campismo é pequeno, arborizado, limpo, com acesso gratuito à internet, trabalhadores atenciosos e com um restaurante que serve diariamente refeições a preços altamente competitivos (Menu a 6,50 €, sem café e sobremesa).

Localiza-se este Parque entre dois cursos de água e dista menos de uns 15 minutos (a pé e em “passo de passeio”) do centro de Vieira do Minho.

Infelizmente a Estação de Serviço de Autocaravanas não é a melhor. Existe apenas uma torneira, tanto para o abastecimento de água potável como para a lavagem da sanita quimíca e não existe local apropriado (nem sem ser apropriado) para o despejo das águas cinzentas (as provenientes dos banhos e da lavagem de louça).

No dia seguinte à minha chegada o tempo continuava muito agradável o que nos permitiu um passeio no Parque Florestal de Vieira do Minho, alargado ao centro da cidade e uma visita à Aldeia de Agra.

Mas, infelizmente para mim, o terceiro dia amanheceu com chuva. Infelizmente porque detectei que através da claraboia, situada mesmo por cima da cama, caia de 5 em 5 segundos, uma pequena gota de água. Se esta anomalia se verificasse na “sala” e a água caisse sobre a mesa, teria resolvido o assunto colocando um alguidar que recolhesse as gotas de água. Mas, sobre a cama, não me via a ter um alguidar colocado sobre o meu corpo enquanto dormia. Havia que tomar uma decisão.

Contactei a organização do Encontro, expliquei o problema e informei que ia de imediato regressar a casa, pois não tinha conhecimento de ninguém que na zona me resolvesse a situação. E fiz-me à estrada.

Já depois de Leiria, na Estrada Nacional 1, antes da Batalha, mais precisamente em Azoia, seriam umas 16 horas, quando me recordei que ali existia uma empresa que dava apoio a autocaravanas. Decidi rumar ao local.

Fui atendido pelo Sr. José Carlos, da firma CAMPOCALMO (ver AQUI) a quem coloquei o problema. Conclusão: Duas horas depois o assunto estava resolvido e com um custo que me pareceu razoável. Só precisava que voltasse a chover (pois entretanto a chuva tinha parado) para ter a certeza que o problema estava mesmo resolvido.


SEGUNDA HISTÓRIA

Na inspecção anual a que tenho que submeter a minha autocaravana detectaram o que parecia ser uma perda muito pequerna de fluidos nas juntas segundárias do motor. Fui aconselhado a fazer uma lavagem exterior ao motor (ou lavagem de estrada) que permitiria verificar, sem sombra de dúvida, se o que parecia, era mesmo. Tinha cerca de 30 dias para voltar à inspecção.

Procurei na zona onde resido firmas de autocaravanas (há várias) que me fizessem essa operação, pois as vulgares oficinas que executam lavagens de estrada destinam-se, normalmente, a veículos mais pequenos. Encontrei uma firma de autocaravanas e aprazei uma data para o serviço.

No dia acordado deram o dito por não dito, com vária argumentação, nomeadamente de que se não tinham apercebido do que eu pretendia ou que eu não me tinha explicado bem. Como a data limite para a inspecção iria ter lugar dentro de 3 dias era premente encontrar outra firma disponível.

Telefonemas, contactos pessoais e nada. Por fim, uma alma caridosa, talvez temendo que eu tivesse uma apopléxia, deu-me uma pequena indicação. Em Pero Pinheiro, uma localidade nos arredores de Lisboa, estaria a minha salvação. Para lá me dirigi e... sem marcação prévia, fui excelentemente atendido. Uma lavagem total. Completa! O preço? Bem, o preço foi, pela positiva, uma agradável surpresa. O serviço? A autocaravana parecia nova! Estou a referir-me à firma PNEUS GAMA 2 (ver AQUI)


REFLEXÃO

Estas duas histórias levaram-me a rectir sobre a necessidade de os PDIs (Pontos De Interesse), também conhecidos como POIs (Points Of Interest), utilizados nos equipamentos de navegação para automóveis, não serem criados e divulgados apenas para se localizar as ASAs (Áreas de Serviço para Autocaravanas).

É urgente que as Associações Autocaravanistas (e não só) criem ficheiros (PDIs) para os mais diferentes serviços e destinados a auxiliar os autocaravanistas em dificuldades.

Devem ser PDIs com a localização (por Distrito, Concelho e Localidade) de empresas que prestem serviços de apoio imediato a autocaravanistas em viagem, como, por exemplo e para começar, “Oficinas de Habitáculos” (frigorificos, aquecimento, fogão, bomba de água, etc), “Oficinas de Lavagem Completa e de Estrada” e de “Lavandarias Automáticas de Roupa”.

Sempre ouvi dizer que o óptimo é inimigo do bom, por isso há que começar lenta e progressivamente, actualizando mensalmente os ficheiros PDIs que forem criados. Mas, os autocaravanistas também têm a obrigação de contribuirem, disponibilizando às respectivas associações a informação que forem possuindo.

Pela minha parte não deixarei de informar a “Associação Autocaravanista de Portugal – CPA”. Se cada um dos associados do CPA proceder em conformidade estará, cada um, não só a contribuir para ajudar outros, como os outros estarão a ajudar cada um. Um pouco como a divisa dos três mosqueteiros:

UM POR TODOS E TODOS POR UM

(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) – AQUI)



2 comentários:

  1. Amigo,
    Comigo está a passar-se o mesmo, quero lavar o motor e o chassis por baixo e não tenho quem o faça, se souber de alguém aqui no norte, agradecia.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Companheiro Autocaravanista Carlos Danta,

    Lamento informá-lo que não conheço nenhuma firma que na zona norte proceda à chamada lavagem de estrada.

    Caso alguém conheça alguma firma que faça lavagem de estrada a autocaravanas, em qualquer zona de Portugal, pode informar-me que disso darei público conhecimento.

    ResponderEliminar