quinta-feira, 11 de outubro de 2018

CRIANÇAS IRRESPONSÁVEIS ?



Imagem obtida no “Blog do Noblat”




CRIANÇAS IRRESPONSÁVEIS ?


Quando convido alguém para vir a minha casa não o deixo primeiro entrar e só depois, sem o ter previamente avisado aquando do convite, o obrigo a descalçar os sapatos para poder permanecer na habitação. Pelo contrário. Abro-lhe as portas e recebo-o com o melhor que tenha. Evidentemente que se o meu convidado exagerar a sua (dele) postura e usar um vocabulário impróprio, não mais renovarei o convite e, se necessário e a isso me sentir obrigado, expulsá-lo-ei.

No “Facebook” proliferam os “Grupos” subordinados (não obrigatoriamente) a uma temática. Algumas vezes, umas três ou quatro, fui convidado ou mesmo inserido, sem que o tenha solicitado, em “Grupos” com temáticas autocaravanistas.

A minha postura, nesses “Grupos” (ou em quaisquer outros) é sempre a mesma. Procuro encontrar as normas editoriais ou as regras de funcionamento do “Grupo” e, não as descobrindo (porque possivelmente não existem), esforço-me por me enquadrar na temática de cada “Grupo” que interpreto através do respectivo nome.

Bom seria que todos os “Grupos” definissem previamente o âmbito de actuação dos participantes, o que impediria os Administradores de serem prepotentes e os participantes, caso não concordassem com as disposições, só teriam que se retirar.

Na verdade, quando se convida ou se aceita alguém para fazer parte de um “Grupo” é espectável e desejável que se verifique uma livre e efectiva participação sobre o tema do “Grupo”. É nessa livre participação que reside a utilidade de existirem “Grupos” e a vantagem de a eles se pertencer.

E é aqui que pergunto: Mas, será aceitável, que um membro de um “Grupo” sempre que escreva, sempre que emita uma opinião, a mesma opinião só seja publicada depois de autorizada pelo respectivo Administrador?

Exemplifiquemos:

  • Sou convidado para fazer parte de um “Grupo” e aceito o convite partindo do pressuposto que sou, em igualdade de circunstâncias com os restantes membros, uma mais valia;
  • Emito uma opinião ou dou a conhecer um determinado facto e quando o vou publicar sou surpreendido com a informação de que o que escrevi fica suspenso até ser autorizado pela Administração do “Grupo”

A este tipo de actuação eu chamo censura prévia. Há quem queira ter, nos “Grupos” que cria, milhares de membros, mas não lhes reconhecem maioridade e, indirectamente, consideram-os irresponsáveis ao não lhes permitir publicar sem autorização prévia o que escrevem. É uma evidência que os membros desses referidos “Grupos” são tratados como se fossem crianças que precisam de ser tuteladas por um adulto.

Quando me deparo com esta situação auto-excluo-me desses “Grupos” e lamento que outros, que terão seguramente razões ponderosas para o não fazerem, aceitem ser tratados como crianças irresponsáveis.


NOTA: Não confundir a situação de censura prévia que tem lugar em alguns “Grupos” com o que se verifica nas páginas ou “Blogs” pessoais, pois são situações distintas.



(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) – AQUI)



Sem comentários:

Enviar um comentário