quinta-feira, 15 de novembro de 2018

ESPERTEZA SALOIA





ESPERTEZA SALOIA

(Mini crónicas de uma viagem por Espanha)



A “Declaração de Princípios” (ver AQUI) subscrita pela “Associação Autocaravanista de Portugal – CPA” estabelece a diferença entre ACAMPAR e ESTACIONAR em autocaravana.

Diz o ponto 1 dessa Declaração o seguinte: “Considerar, com todas as consequências daí inerentes, que ACAMPAR é a imobilização da autocaravana, ocupando um espaço superior ao seu perímetro, em consequência da abertura de janelas para o exterior, uso de toldos, mesas, cadeiras e similares, para a prática de campismo.

Este conceito vem sendo de alguma forma interiorizado pelos diferentes agentes fiscalizadores de trânsito, embora, infelizmente, não por todos.

Em Espanha apercebi-me que em algumas zonas há da parte das autoridades uma grande inflexibilidade no cumprimento deste princípio, considerando que quem o não observa está acampado, logo deve ser penalizado. E é. Durante a minha viagem pelo Norte da Península Ibérica tive sempre um extremo cuidado em cumprir com esta disposição, não colocando sequer calces estabelizadores da autocaravana, pois fui diversas vezes avisado, por espanhóis e não só, para o não fazer, porque a polícia poderia multar-me.

Toda esta introdução para dizer o quê?

Numa muito bonita localidade de Aragão, Ainsa, onde cheguei já perto do cair da noite resolvi pernoitar num enorme espaço, pago, destinado ao estacionamento de veículos e onde iam chegando outras autocaravanas.

Procurei o que entendi ser o local para o melhor nivelamento da autocaravana que me proporcionasse uma boa noite que se adivinhava chuvosa. Tive azar. A roda traseira do lado esquerdo assentava num pequeno (?) desnível que provocava um abaixamento e deslocação para a esquerda do veículo. Não me via a dormir com a cabeça mais baixa que os pés e a tombar sobre o lado esquerdo.

Colocar calces estava fora das minhas intenções até porque tinha visto um carro da policia pelo menos duas vezes a patrulhar o estacionamento. E eis que se fez luz.

Comecei a percorrer o Parque de Estacionamento á procura de uma pedra que me resolvesse o problema. E lá a encontrei a mais de 200 metros do local onde a autocaravana estava estacionada. Foi difícil levá-la até à autocaravana, pois além de pesada tornava-se incómodo transportá-la afastada do corpo para não sujar a roupa.

Avancei um metro com a autocaravana, coloquei a pedra no desnível e recuei a autocaravana até colocar a roda esquerda traseira sobre a pedra. Com a ajuda de um pequeno nível, que sempre me acompanha, constatei que a autocaravana estava nivelada quanto baste.

Fiquei do lado de fora a contemplar o meu trabalho e pensei para mim próprio que eu era "o maior" (perdoem-me esta manifestação de ego) e que tinha encontrado uma forma de não ser multado, pois estava estacionado sem qualquer artefacto que permitisse a alguém considerar que estava acampado.

Ainda hoje estou para saber se a minha ESPERTEZA SALOIA teria sido suficiente para a polícia me não multar. Mas, dormi bem!.. Ah!... isso dormi.



(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) – AQUI)




3 comentários:

  1. E deu resultado ou os hermanos estão-se borrifando na nossa esperteza Saloia??? :)

    ResponderEliminar
  2. Não sei se teria dado resultado, como refiro no texto, caso a polícia tivesse feito uma inspecção.

    ResponderEliminar
  3. A pergunta foi extemporânea... Só depois reparei que essa, era também a sua curiosidade... Hahahahaha. Continuação do excelente trabalho.

    ResponderEliminar