domingo, 8 de setembro de 2013

Autocaravanismo - Encontro Autocaravanas PYC na Praia do Pedrogão - 2009

Participantes no encontro PYCs na Praia do Pedrogão

Autocaravanismo

Encontro Autocaravanas PYC na Praia do Pedrogão - 2009
Foto Reportagem

Encontro das Autocaravanas PYC na Praia do Pedrogão (Coimbrão-Oeste - Leiria - Portugal) entre os dias 30 de Abril e 3 de Maio de 2009 com deslocações a Leiria e Marinha Grande.

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do encontro, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********

A Praia do Pedrógão a única praia e estância balnear do concelho de Leiria e pertence à freguesia de Coimbrão-Oeste. Fica a norte da Praia da Vieira (concelho da Marinha Grande), em pleno Pinhal de Leiria.

A praia do Pedrógão deve o seu nome ao enorme afloramento rochoso que intersecta o extenso areal, a sul da vila, e agora funciona como esporão (foi a este afloramento rochoso que foi retirada a rocha necessária para a construção dos molhes na foz do Lis). Assim, podemos dividir as praias no Pedrógão Norte, onde se encontra a vila, e o Pedrógão Sul, pelo que o areal do Pedrógão Norte é muito maior (por vezes a praia do Pedrógão Sul chega a desaparecer devido ao avanço do mar).

Também aqui já se ergueu um bastião que servia para defender a costa portuguesa dos ataques de piratas que rondavam o local.

Já existiu ainda uma vila chamada Parades, destruída aquando do terramoto de Lisboa de 1755.

Na vila já existiu também uma exsurgência de água doce, facto que deve ter promovido a visita e mesmo a fixação de marinheiros e pescadores que aportavam e descansavam no local para se abastecerem de água.

O extenso e fino areal é ladeado por extensas dunas vegetadas por cardo marítimo, que estão em estado avançado de destruição pela ocupação antrópica e seu pisoteio pelos turistas, tornando-se muito importante a sua conservação.

Hoje em dia tem-se verificado um recuo erosivo do areal, principalmente devido à construção dos molhes na foz do Mondego.

A praia do Pedrógão já foi foz do rio Lis, tendo este se deslocado ao longo do tempo para sul, por deposição de areias na margem direita, acabando por a sua foz ser fixada a norte da Praia da Vieira.

A vila, rodeada pelo pinhal do Rei, sempre se dedicou à agricultura e à pesca, pelo que hoje ainda persiste a prática da Arte Xávega, imagem de marca da vila. A vila tem encontrado outros modos de subsistência, como a agricultura e o operariado industrial da Vieira de Leiria, mas hoje vive sobretudo do turismo.

Recentemente foram descobertos vários achados paleontológicos, nomeadamente fósseis marinhos nas rochas do substrato da praia.

Também foram realizados vários achados arqueológicos, destacando-se uma pintura rupestre sobre uma rocha calcária de 54 por 37 por 19 cm, e que é o achado encontrado mais a litoral da península do género. Pelo desenho especula-se tratar de uma forma antropomórfica simples. A rocha encontra-se ligeiramente meteorizada e estava escondida no afloramento rochoso do lado do Pedrógão Sul, estando agora em local reservado.

Além da pintura rupestre, em 2003 foram descobertos por acaso na praia do Pedrógão Norte uma jazida paleolítica de artefactos líticos, de há 90 000 a 30 000 anos, quando a maré baixa expôs o substrato rochoso que se encontra abaixo do areal.

Ao longo da arriba da praia do Pedrógão encontra-se uma sucessão de margas-calcárias do Jurássico, que possuem alguns fósseis.




Sem comentários:

Enviar um comentário