segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Europa - Alemanha (Norte) - Alemanha (2 de 5)


Bremen

Europa


Alemanha (Norte)
Alemanha

Foto Reportagem

Fotos obtidos sequencialmente numa viagem efetuada no período compreendido entre 15 de Julho e 28 de Agosto de 2007 com o objectivo de visitar a Alemanha ao norte de Berlim. Visitas pontuais a Espanha e França. (Parte 2 de 5)

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do percurso, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********

Bremen

Bremen (cuja forma aportuguesada é Brema) é uma cidade-estado no norte da Alemanha (nome oficial: Freie Hansestadt Bremen), que faz referência à sua participação na Liga Hanseática da era medieval. A cidade se formou às margens do rio Weser e é a sede do Estado de Bremen, que conta ainda com a cidade portuária de Bremerhaven. Trata-se de um dos principais destinos turísticos do Norte da Alemanha, tendo entre seus pontos turísticos mais representativos a Rathaus (prefeitura), construída entre 1405 e 1410 e considerada um dos principais exemplares da arquitetura gótica de tijolos (Steingotik).

Também se destacam a estátua de Rolando, símbolo de justiça e liberdade da cidade independente erigida no século XIV; as construções medievais da Altstadt (cidade antiga); a estátua alusiva aos músicos de Bremen (Stadtmusikanten); as ruelas estreitas do bairro medieval Schnoor, entre outras.

Com uma população aproximada de 547.000, a cidade tem, em sua área metropolitana (que inclui cidades da baixa Saxônia), cerca de 1,5 milhão de habitantes. O seu porto é o mais antigo da Alemanha.

Bremen é uma cidade independente (Kreisfreie Städte) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (Kreis).




Os Músicos de Bremen

Os músicos de Bremen (em alemão: Die Bremer Stadtmusikanten) é um conto escrito pelos Irmãos Grimm.

A história

Nesta história, um burro, um cão, um gato e um galo, maltratados pelos seus donos, abandonam-nos e decidem ir para Bremen, uma cidade onde conhecerão a liberdade.

No caminho para Bremen, vêem luz numa casa; espreitam dentro e vêem quatro ladrões desfrutando do produto de seu roubo. Apoiados nas costas uns dos outros, decidem cantar, na esperança de serem alimentados. A sua 'música' tem um efeito inesperado: os homens fogem, não sabendo a origem de tão estranho som. Os animais tomam posse da casa, comem uma boa refeição, e dormem.

Durante a noite, os ladrões regressam e um deles entra na casa para investigar. Ao ver os olhos do gato brilhando no escuro, pensa que sejam brasas e inclina-se para acender a sua vela. Numa rápida sucessão de acontecimentos, o gato arranha-lhe a cara, o burro dá-lhe um coice, o cão morde-lhe e o galo afugenta-o porta fora, cacarejando. O homem diz aos seus companheiros que foi atacado por monstros: uma bruxa horrível que o arranhou com as suas enormes unhas (o gato), um gigante que lhe deu uma paulada (o burro), uma ogro que o arranha com uma faca (o cão) e, o pior de tudo, - um juiz que gritou em seu ouvido "Peguem esse patife" (o galo). Os ladrões abandonam a casa devido às estranhas criaturas que dela se apossaram, e os animais vivem felizes nela até ao final dos seus dias.

Significado

Esta fábula tem um significado óbvio: os quatro animais representam as diferentes classes do povo; os seus donos os regentes feudais desse tempo. Bremen, uma cidade livre Hanseática onde não existia feudalismo, era o local natural para se viver sem amos.

Bremen recorda esta história através de uma estátua de bronze de dois metros de altura ao lado da Câmara Municipal (Rathaus).



Sem comentários:

Enviar um comentário