sábado, 14 de setembro de 2013

Autocaravanismo - Encontro em Foz do Arelho - 2012

Foz do Arelho

Autocaravanismo

Encontro em Foz do Arelho - 2012
Foto Reportagem

Inauguração da Área de Serviço para Autocaravanas em Foz do Arelho (Leiria – Portugal), implementada pela Junta de Freguesia no dia 14 de Julho de 2012 com a presença do CPA.

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do encontro, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********

Foz do Arelho é uma vila e freguesia portuguesa do concelho de Caldas da Rainha, com 9,62 km² de área e 1 339 habitantes (2011). Densidade: 139,2 hab/km².

É conhecida como destino de férias de Verão, visto possuir praias não apenas viradas para o oceano Atlântico, mas também na orla da Lagoa de Óbidos.

Foi elevada a vila em 12 de Junho de 2009.

História

A ocupação de seu sítio remonta a um povoado piscatório da paróquia da Serra do Bouro. Com a criação das freguesias manteve-se como povoado da freguesia da Serra do Bouro, da qual foi desanexada em 1919, constituindo-se como freguesia pela Lei nº 839 de Julho de 1919.

É impossível falar de uma história da Foz do Arelho sem falar da Lagoa de Óbidos, à qual está – e, de resto, estará – sempre intimamente ligada.

Essa ligação é quase visceral, começando, desde logo, por ser na Lagoa que o povoado ganhou pelo menos parte do seu nome, exactamente por estar na foz de um rio. Apesar de tudo não há nenhum rio Arelho, facto que não deixa de gerar alguma perplexidade.

A ligação, contudo, não se queda pela curiosidade do nome. É bastante mais profunda.

Da Lagoa de antigamente se dizia que dava pão e vinho. Era, como é, o sustento da terra – nela se pescava, mas dela ser recolhia também o limo com que as populações locais adubavam a terra.

Com diversas funções económicas ao longo dos tempos, destaca-se hoje pela importância que continua a desempenhar na economia local – no turismo, no sector imobiliário, na pesca, na restauração.

Uma das referências históricas da região é a Quinta de Nossa Senhora de Guadalupe (século XVI), no centro histórico da povoação, em torno da qual a mesma se desenvolveu. Até à revogação dos foros (enfiteuse), grande parte dos terrenos agrícolas pagavam tributo à Quinta, resultante do morgadio instituído em 1580.

Foi estância de férias de Francisco de Almeida Grandella, benfeitor da terra a quem se deve a edificação da escola primária – que ainda hoje funciona – e as instalações hoje pertencentes ao INATEL, uma das maiores unidades hoteleiras do país, resultante da remodelação do magnífico palácio outrora ali implantado.

Não menos ilustres figuras ficaram ligadas à Foz do Arelho: João Soares, renomado pedagogo, que cá teve a estância de férias do Colégio Moderno; o visconde de Moraes; o visconde de Almeida Araújo; e o próprio rei D. Carlos I.

Até à década de 1980, a Foz do Arelho, à semelhança, aliás, do que sucedeu no resto do país, sofreu o impacto do fenómeno da emigração. Grande parte dos naturais emigrou, principalmente para os Estados Unidos e para o Canadá, em busca de melhores condições de vida.

Outro dos fluxos populacionais que marcou a freguesia foi o da instalação dos "retornados" das ex-colónias, essencialmente após o 25 de Abril.




Sem comentários:

Enviar um comentário