quinta-feira, 26 de setembro de 2013

COMO VAI O CAB?


COMO VAI O CAB?

No dia 22 de novembro de 2008 reuniram-se em Alenquer autocaravanistas bloguistas que aprovaram a chamada “Declaração de Alenquer” documento constitutivo do Círculo de Autocaravanistas da Blogo-Esfera (CAB).

Realça-se dessa “Declaração de Alenquer”

(…) Dever estudar o desenvolvimento do autocaravanismo, entendido como uma forma legítima de turismo itinerante, para que possa ser valorizado pelas autoridades públicas e não ser discriminado negativamente, bem como defendem a criação de melhores condições de estacionamento das autocaravanas, junto dos centros urbanos e na proximidade de locais de interesse turístico e cultural.”

Constituírem-se em Net work informal de intercâmbio de informações relevantes para o autocaravanismo com vista a no seu conjunto apoiarem a criação de um Observatório não Governamental para o Autocaravanismo Itinerante ONGAI.”

Estabelecer que a adesão ao CAB, através de um representante, está aberta a todos os espaços na internet (blogues, fóruns, websites…) que o desejem.

A designação “ (…) para coordenar os destinos do CAB no próximo ano (2009):

- Diogo Ferreira (Blog MIDAP)
- Luís Decarvalho (Blog Newsletter)
- Rui Narciso (Portal Papa Léguas)

E durante o ano de 2009 o CAB desenvolveu toda uma atividade cujos dirigentes se esforçaram por ser abrangente.

Em 2010 o CAB inicia a sua atividade sob a Coordenação de João Firmino (em representação do Blog “Autocaravanismo Newsletter”) e Vítor Silva (em representação do Blog “Haddoock On the road”).

Surpreendentemente (ou talvez não) Vítor Silva (em representação do Blog “Haddoock On the road”) divulga publicamente, em 28 de Fevereiro de 2010, que “ (…) afastamo-nos de toda e qualquer atividade associativa em relação com o autocaravanismo.”. Assim, a Coordenação do CAB, iniciada em 1 de Janeiro de 2010 passa a ser Coordenada exclusivamente pelo representante do Blog “Autocaravanismo Newsletter”, João Firmino.

Todas as organizações têm os seus momentos menos bons e não deverá ter sido por isso que o próprio CAB ainda não tenha divulgado, até hoje, a demissão de Vítor Silva. Por outras palavras: a Coordenação do CAB está atribuída exclusivamente a João Firmino, em representação do Blogue “Autocaravanismo Newsletter”, blogue cujo proprietário e autor é Decarvalho. Ou terá Vítor Silva alterado a sua posição e mantido-se na Coordenação do CAB?

Passado que foi 2010 seria espectável que se realizasse uma nova Assembleia Geral do CAB para eleger novos ou os mesmos Coordenadores, na medida em que o mandato dos eleitos para 2010 o tinha sido apenas para esse mesmo ano, conforme a vontade da assembleia eleitoral divulgada em 28 de Fevereiro de 2010. Tal não foi respeitado. E passou 2011. E passou 2012. E estamos em finais de 2013…

Recordemos, também, o que foi a atividade editorial do CAB só em 2013:

Área de Serviço para autocaravanas na Quarteira

IV encontro autocaravanista ACP

11º Passeio do Clube Autocaravanista Saloio

De pão de forma pela américa do sul durante 13 meses

Festival gastronómico "Sabores do Rio" em Pedrógão do Alentejo

Em 2009 e, de certa forma, em 2010, o CAB correspondeu aos objetivos para que foi criado, constituindo em Portugal, uma organização ímpar no seu género.

Presentemente o CAB tem uma atividade editorial inferior a um artigo por mês e em termos democráticos é bastante dizer que o(s) Coordenador(es) (eleitos apenas para 2010) não convoca(m) desde 2011 uma reunião de natureza eleitoral.

Relativamente a outro tipo de atividades só é conhecida a participação (?) na ONGA (ver AQUI).

Conclusões? Possivelmente serão tantas as conclusões quantos os leitores. Deixe-mo-las, pois, para que nos lê.


FONTES: (Para aceder a qualquer fonte clique sobre a mesma)






Sem comentários:

Enviar um comentário