segunda-feira, 3 de novembro de 2014

UNIDADE OU UNICIDADE?




UNIDADE OU UNICIDADE?


Os donos do CampingCar, eventualmente preocupados com o procedimento censório que tomaram (ver AQUI e AQUI), estão a aproveitar todas as oportunidades para justificar o injustificável acto de censura que exerceram.

Em 31 de outubro passado escreveram (ver AQUI) acerca de opiniões diferentes entre dois membros do Fórum que “As polémicas nunca são por nós desejadas, desejável é procurar manter um ambiente saudável, foi com esse objetivo que o fórum foi criado, nem é isso que nos motiva a continuar os nossos esforços para manter este espaço a funcionar.”

Ficámos todos a saber que um Fórum não é local para polémicas. É um local para estarmos todos de acordo, pois que o Fórum do CampingCar foi criado com o objectivo de procurar manter um ambiente saudável. Ou seja, no mundo autocaravanista não havia ambientes saudáveis e para que passasse a haver criou-se um Fórum. Com este objectivo, talvez a criação de um grupo de reflexão, porque não, até de cariz religioso tivesse sido melhor.

E a justificação para os actos censórios surge quando esclarecem (?) que “Só que infelizmente, por vezes é impossível manter as polémicas longe deste espaço, e aí temos de ter uma resposta firme.

A resposta firme foi ter uma acção que coartou a liberdade de expressão. Já no chamado Estado Novo estas respostas firmes existiam.

E a confirmar aquilo que venho afirmando, que os “ (…) os donos do CampingCar estão a ir mais longe para impedir a divulgação de uma política autocaravanista distinta da que defendem (…)” (ver AQUI) não hesitam (os donos do CampingCar) em pedir que “(…) voltemos a falar daquilo que nos une, deixando de lado tudo o que pode causar desunião”.

Traduzindo por miúdos, como é costume dizer, o Fórum só está disponível aos que concordarem com o que nós (os donos do CampingCar) entendemos que nos une e se não concordarem, se não se autocensurarem, se com essa liberdade de expressão causarem a desunião, nós “(…) temos de ter uma resposta firme “. Ou seja, digo eu, recorrerem à censura.

E terminam assim:

É só isto que pedimos a todos sem exceção, um esforço para se voltar ao ambiente cordial habitual neste fórum.

Uma vez mais este meu mau feitio interpreta a frase, considerando tudo o que no texto os donos do CampingCar escreveram, da seguinte forma:

Queiram fazer o favor de se autocensurarem, este espaço não é para polémicas, falem apenas daquilo com que estejamos de acordo porque, caso contrário, poderão ser silenciados.


UNIDADE OU UNICIDADE?


A “unidade” que os donos do CampingCar dizem querer não se obtém por decreto, por imposição ou por regulamentação, mas faz-se por consenso em torno de questões concretas, após discussão e na divergência de opiniões.

A “unidade” que os donos do CampingCar dizem querer chama-se unicidade, onde todos estão de acordo e quando não estiverem ou passam a estar… ou são silenciados.



Um pequeno escrito sobre os MALEFÍCIOS DA CENSURA constará, na próxima Quinta-feira, dia 6 de novembro, no habitual espaço “Opinião das Quintas-feiras”.


Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)


1 comentário:

  1. O que os donos do Campingcar querem efectivamente, de há muitos anos a esta parte, é aquilo a que eu apelidei de "Vara de Porcos", onde todos os "porcos" rumam no mesmo sentido, feito animais absolutamente irracionais, mesmo que esse não seja o sentido correcto!

    A esta gente, não lhes interessa se os interesses do Autocaravanismo Itinerante é bem defendido ou não na "praça pública" mas tão somente o direito de continuarem a levar à prática o Autocampismo, fixo ou itinerante, consoante os gostos. Há quem tenha apelidado esta prática de "Autocaravanismo a 100%"!!!

    E silenciam quem ouse denunciar o que a grande maioria pratica na Via Pública, quando em "fóruns", em "clubes" e "afins", defendem publicamente o contrário!

    Mas essa é a diferença entre ter Carácter ou não ter absolutamente nenhum carácter, isto é, pela frente dizem uma coisa mas por trás do pano fazem precisamente o contrário!

    Alguns até ousam denunciar-se a eles mesmos quando alguém denuncia uma situação irregular em alguma localidade. Vêm logo aqui de el rei que os outros é que estão a transgredir!!!

    Outros são autuados pelas Entidades Policiais e recorrem aos "fóruns" para uma política de guerrilha tendo em vista destruir a Legalidade e instituir a legalidade dos seus actos ilegais!!!!

    Enfim, estamos mesmo numa sociedade onde a Verdade tem pouco valor e deve ser escondida o mais possível para que assim, consigam instituir um qualquer regime que legitime as actuações ilícitas da grande maioria de proprietários de autocaravanas.

    Já no longínquo ano de 2010 eu me debati ferozmente contra este tipo de situação mas também aí me silenciaram sob o pretexto de não ser do "interesse" ao autocaravanismo.

    Mas felizmente não serei o único a combater publicamente este tipo de actuação e a defender o Autocaravanismo Itinerante, mas é de facto difícil combater este tipo de mentalidade e de gente que se institui até para tomar conta das rédeas do Autocaravanismo Itinerante em Portugal.

    Da minha parte, e mais uma vez, a minha absoluta solidariedade para quem ousa defender publicamente o Autocaravanismo Itinerante contra o Autocampismo, itinerante ou Fixo!

    Um abraço e até sempre,

    José Gonçalves

    ResponderEliminar