segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

IN MEMORIAM - José Afonso


Coimbra - 23/02/2015


IN MEMORIAM

José Afonso morreu no dia 23 de Fevereiro de 1987, (faz precisamente hoje 28 anos) no Hospital de Setúbal, às 3 horas da madrugada, vítima de esclerose lateral amiotrófica.


Quem era José Afonso?

Exertos de enxertos substanciais da entrevista concedida por José Afonso
ao jornalista e escritor José Amaro Dionísio em Junho de 1985.


“Direita, esquerda. São noções que ainda determinam a sua relação com o mundo?
Não de forma maniqueísta. Nunca fiz isso e hoje ainda menos. Estamos sempre a mudar dentro daquilo que somos profundamente. A verdade é que a minha formação de origem é cristã. Até ao fim da adolescência eu ia regularmente à missa, assistia ao santo ofício, confessava-me. Hoje passa-se algo como o regresso às origens, não porque me tenha tornado de novo católico praticante, evidentemente, mas percebo que no fundo tenho uma concepção religiosa do universo. Vi um dia destes O Evangelho Segundo São Mateus, de Pasolini, e fiquei perturbado. E estou a ler autores como São João da Cruz e São Francisco de Assis. Há uma espécie de reencontro com os ensinamentos de Cristo, não o Cristo institucional e eclesiástico da minha infância, mas o Cristo dos que têm fome e sede de justiça.

Que pode pedir a uma canção então?
Que faça bem aquilo que tem a fazer, que é do domínio da fruição musical, com o que isso implica de voz, arranjos, ritmos, intenção, energia. No meu caso o que fiz foi procurar conciliar isso com as raízes da nossa cultura musical reflectindo uma certa ordem de preocupações sociais, de solidariedade e afectividade.

Musicalmente fez o que queria fazer?
Não. Gostaria de ter trabalhado muito mais na investigação dos instrumentos, das lendas, da música regional. E fiz demasiadas sessões sem concretizar o que queria, como se depreende do que estou a contar.

Mas esteve preso várias vezes.
Sempre pequenas detenções. A maior foi de 21 dias. Estive incomunicável mas nunca me torturaram fisicamente.”


Para saber um pouco mais do pensamento de Zeca Afonso aceda AQUI

Para conhecer mais sobre a vida e obra deste cidadão português que contribuiu decisivamente para alterar o panorama musical em Portugal, sem que soubesse ler e escrever música, aceda ao Portal da “Associação José Afonso”.


HOMENAGENS A JOSÉ AFONSO
A QUE PODE ACEDER


Grândola - 23/02/2015


Guimarães - 23/02/2015


Évora - 27/02/2015


Porto - 27/02/2015


Grândola - 28/02/2015


Setúbal - 28/02/2015


Aveiro - 03/03/2015




Sem comentários:

Enviar um comentário