quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

"O Autocaravanismo e a Sociedade" em Salvaterra de Magos


Imagem do Portal da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos


O Autocaravanismo e a Sociedade


PENSAR ANTES DE AGIR

A constituição da Comissão de Autocaravanismo da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (ver AQUI) e a promulgação do respectivo regulamento (ver AQUI) constituiu um importante passo na dinâmica do Movimento Autocaravanista de Portugal.

A Comissão de Autocaravanismo cuja composição reflecte, através das pessoas oriundas de diferentes zonas de Portugal que a compõem, algumas das muitas opiniões sobre autocaravanismo, necessitou de tempo para estabelecer um Programa e uma linha orientadora coerente com os interesses e os direitos dos autocaravanistas. Quaisquer precipitações e voluntarismo podiam por em causa a imagem de uma instituição composta por mais de 500 associações federadas, pelo que a Comissão não se poderia arriscar a dar passos em falso e a cada passo contradizer-se. A dimensão e prestígio de uma entidade com mais de 70 anos e com o estatuto de Utilidade Pública não podem permitir que a FCMP seja confundida e comparada com uma outra qualquer entidade de dimensões minúsculas.

E o trabalho, chamado de rectaguarda foi-se fazendo e começou-se concretizá-lo com a divulgação pública de um texto (que se quererá em constante renovação e adaptação) sobre “Autocaravanismo” (ver AQUI).

Prosseguindo a que agora se constata poder ser uma estratégia (pensar antes de agir) que muitos precipitadamente não seguem, torna-se evidente que foi assumida sem quaisquer reservas mentais a “Declaração de Princípios” subscrita pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal em 2010 e, consequentemente, agora divulgada no Portal da Federação (ver AQUI). Esta divulgação pública passa a clara mensagem que a discriminação negativa dos veículos autocaravanas não é aceite.

Também, não menos importante, é a descrição do veículo autocaravana e das respectivas potencialidades (ver AQUI).


COLÓQUIO / ENCONTRO
(16 A 19 DE ABRIL)

Seguramente que as concretizações de outras medidas irão ser publicitadas. Uma das acções que está já a ser divulgada é a realização de um Colóquio subordinado ao tema “O Autocaravanismo e a Sociedade”, tema que em si mesmo abrange uma infinidade de questões (ver AQUI).

As ideias base em que parece assentar esta realização são as seguintes: 
  • Dar a conhecer o autocaravanismo à sociedade portuguesa;
  • Envolver nesta análise as autarquias;
  • Escutar os agentes de segurança;
  • Apostar na colaboração dos comerciantes de material relacionado com autocaravanas;
  • Proporcionar aos autocaravanistas e aos cidadãos em geral um local em que as opiniões sejam livremente ouvidas.

Na impossibilidade de abranger todos os subtemas (específicos) a Comissão de Autocaravanismo optou (e bem) por abordar duas questões que preocupam sobremaneira os autocaravanistas: 
  • O Estacionamento do veículo autocaravana, o Código da Estrada e as Posturas Municipais
  • Que necessidade de legislação e que ética Autocaravanista?

Enquadrando o Colóquio a Comissão de Autocaravanismo promove também um Encontro cujo Programa (ver AQUI) é aliciante e em que a qualidade preço (envolvendo duas opções) permite que ninguém se sinta excluído desta iniciativa.

Será proporcionado aos participantes um aliciante programa onde se inclui: 
  • Uma acção solidária;
  • Um Colóquio;
  • Um convívio com Barretes na Cabana ao som de acordeão;
  • Uma exposição de Autocaravanas;
  • Um jantar convívio com animação;
  • O enquadramento histórico de Salvaterra de Magos e Concheiros de Muge;
  • Passeios de barco com prova de vinhos;
  • Uma visita à Coudelaria da Cavaleira Tauromáquica Ana Batista;
  • Visitas à Falcoaria Real, à Correaria Equilusa, à Igreja Matriz, ao Cais da Vala, ao Museu do Rio, à Igreja da Misericórdia (a da “Vila Faia”) e à Aldeia do Escaroupim

Relevante é também constatar que devido às características especiais desta actividade (Colóquio / Encontro), designadamente os objectivos, se assuma que a participação ser aberta a TODOS os autocaravanistas é uma medida correcta.

A importância deste “Colóquio / Encontro” ultrapassa, obviamente, o Movimento Autocaravanista de Portugal, pois que os temas abrangem toda a sociedade portuguesa, designadamente o comércio local, daí que a participação de todos os interessados nestas temáticas se justifique plenamente.



(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) –  AQUI)

2 comentários:

  1. É sempre com agrado e interesse que leio as suas intervenções escritas.
    Saudações Autocaravanistas
    Navegante 2000

    ResponderEliminar
  2. Agradeço a amabilidade e o interesse demonstrado
    Um Abraço

    ResponderEliminar