terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

CONVÍVIO AUTOCARAVANISTA NA CABANA



CONVÍVIO AUTOCARAVANISTA NA CABANA


O “Colóquio / Encontro” promovido pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e organizado pela respectiva Comissão de Autocaravanismo (ver AQUI) começará com a recepção aos autocaravanistas inscritos e já no dia 17 de Abril pelas 9 horas, com a concentração dos participantes, junto à "Cabana dos Parodiantes" em Salvaterra de Magos, local de onde partirão para uma visita à Coudelaria da Cavaleira Tauromáquica Ana Batista.


Imagem de autor desconhecido


A Cabana dos Parodiantes (ver AQUI) nasceu à sombra do Grupo “Parodiantes de Lisboa” e tornou-se conhecida também pelos “Barretes”, especialidade que ainda hoje atrai muitos visitantes, além de continuar a manter tertúlias e convívios lúdicos que animam as noites de Salvaterra de Magos.




Nesse mesmo dia, depois de jantar, lá para as 21 horas, os participantes no “Colóquio / Convívio” que se deslocarem à Cabana dos Parodiantes serão recebidos ao som de acordeão e com “Barretes”

DIVULGUE e reserve já na sua agenda as datas de 16 a 19 de Abril para poder estar presente no que poderá vir a ser o “Colóquio / Encontro” autocaravanista mais importante do ano.


QUEM FORAM OS PARODIANTES DE LISBOA

A origem

Em 1947, é encerrado "A Bomba" um semanário humorístico de grande impacto nacional. Com o seu encerramento, surge um vácuo no panorama humorístico português, foi então que Ferro Rodrigues, Santos Fernando, Mário de Meneses, Mário Ceia, Manuel Puga, José Andrade, Rui Andrade e outros, se resolveram juntar e criar o grupo "Parodiantes de Lisboa" que vê a luz do dia a 18 de Março de 1947.

Segundo Mário de Meneses, o nome foi baseado numa companhia de teatro de António Lopes Ribeiro e de Francisco Lopes Ribeiro, que dava pelo nome de "Os Comediantes de Lisboa".

O início

O primeiro programa desenvolvido e apresentado pelo grupo teve o seu início na Rádio Peninsular e chamava-se "Parada da Paródia" e ia para o ar às Terças-feiras pelas 20h.

Rapidamente aventuraram-se em novas produções radiofónicas, transmitidas através das Emissores Associados de Lisboa.

A consagração

Nesse mesmo ano, foi para o ar, no Rádio Clube Português, o programa "Graça com Todos", que se transformou no programa radiofónico nacional com maior longevidade, permanecendo no ar por 50 anos , e de maior cobertura além-fronteiras, chegando a ser transmitido simultaneamente, a nível nacional, nas cidades de Lisboa e Porto e na Madeira, e a nível internacional, em muitas estações estrangeiras dedicadas a emigrantes, bem como em Angola e Moçambique.

O fim

A 18 de Março de 1997, exactamente 50 anos depois da sua formação, os Parodiantes de Lisboa acabaram, por decisão de Rui Andrade, contra vontade do seu irmão, José Andrade.

Programas de Culto

Além de "Graça com Todos", também produziram "Vira as Disco”, “Radio-novelo”, “Teatro Trágico”, “Entre as dez e as onze" e “PBX”, este último com Carlos Cruz e Fialho Gouveia, indo para o ar na Rádio Renascença

Personagens célebres

De entre imensos personagens criados pelos Parodiantes de Lisboa, ficaram para a memória, Jack Taxas e o seu cavalo Cara Linda, Manas Catatua, Compadre alentejano, menino Arnestinho, Patilhas e Ventoinha, Delicadinho da Silva e o amigo fresquinho.

(Wikipédia – A Enciclopédia Livre)




Sem comentários:

Enviar um comentário