quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O Campismo é desporto? É sim, senhor




O Campismo é desporto? É!


O que é o desporto?

Quando se questiona se o campismo é considerado um desporto por estar inserido numa Federação desportiva (a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP)) e até se darem ao despudor de revelar ignorância (pretendendo ser engraçadinhos) ao perguntarem que campeonato disputa a FCMP, está bem patente o grau de iliteracia que grassa.

Outros, melhores do que eu, poderiam esclarecer porque o campismo associativo também é desporto, mas, há falta de voluntários, não quero deixar de dar a minha opinião “se a tanto me ajudar o engenho e a arte”.

(O Portal da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal deveria desenvolver mais acentuadamente a definição de Campismo, de Campismo Desportivo e o entendimento que tem de Turismo Desportivo. Mas, isso “não são contas do meu rosário”) 

O Conselho da Europa, no enquadramento da Carta Europeia do Desporto, dá a seguinte definição de desporto como sendo “Todas as formas de actividades físicas que, através de uma participação organizada ou não, têm por objectivo a expressão ou o melhoramento da condição física e psíquica, o desenvolvimento das relações sociais ou a obtenção de resultados na competição a todos os níveis.” (sublinhados meus).

Nesta definição de desporto, relacionado com o campismo, não pode ser considerado o “Parquismo” (alojamentos de férias mais ou menos permanentes em Parques de Campismo), nem a utilização de um Parque de Campismo como apoio por pequenos períodos numa viagem de turismo itinerante, nem sequer a permanência por um período, mais longo, de férias.


O que é o campismo?

Para os menos atentos que poderão supor que campismo é exclusivamente pernoitar num Parque ou no “campo” utilizando um abrigo que pode ser constituído por uma tenda, uma caravana ou uma autocaravana ou mesmo um simples saco-cama, há que esclarecer que estão equivocados. É redutor partir dessa simplista avaliação, pois que estão a considerar apenas um dos meios utilizados para a prática do campismo e não toda a actividade em si mesma que, não se tenha dúvidas, é muitíssimo mais abrangente.


O que é o campismo desportivo?

O Campismo para se poder considerar um desporto, como o define o Conselho da Europa, tem que desenvolver uma qualquer actividade física definida em pelo menos um dos objectivos. Assuma-se que o Campismo pode, de forma irrefutável, abranger pelo menos dois dos três objectivos citados: “expressão ou o melhoramento da condição física e psíquicae “desenvolvimento das relações sociais”. Neste entendimento verifica-se que o objectivo da “expressão ou melhoramento da condição física e psíquica” e, também, o objectivo do “desenvolvimento das relações sociais” acontecem nos acampamentos associativos, organizados ou não por associações com personalidade jurídica, em que de acordo com Programas pré estabelecidos têm lugar jogos tradicionais, passeios, caminhadas, música, refeições em conjunto e partilhadas, aprendizagem e prática de formas de orientação (por mapas, pela bússola, pelas estrelas, pelo Sol, pelos indícios que a natureza evidencia) e muito mais, de que resulta (de acordo com a definição de desporto) o melhoramento da condição física e psíquica e o desenvolvimento (harmonioso) das relações sociais. Nada que o considerado como fundador do campismo moderno (Baden Powell) não tenha previsto e desenvolvido.

Esclarecido e demonstrado que o campismo associativo pode ser considerado desporto há que reflectir se a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal é (ou deve ser) uma Federação Desportiva. Mas, isso fica para depois.


Não poderei (nem quero) terminar esta minha opinião sobre Campismo Desportivo (para que os meus detractores anti campistas se engalfinhem) sem realçar que a FCMP tem vindo de forma louvável a distinguir as modalidades que tutela, designadamente o autocaravanismo, aceitando-o como também podendo ser uma modalidade distinta do campismo. 

(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) –  AQUI)



Sem comentários:

Enviar um comentário