quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Compromisso cumprido




Comprometeram-se e Cumpriram


Pela 14ª vez o CPA vai eleger a 19 de Novembro de 2016, em Peniche, os respectivos Corpos Gerentes, conforme consta de Convocatória (ver AQUI) datada de 19 de Agosto de 2016.

Nos 26 anos de existência do CPA só nos últimos seis os Candidatos aos Corpos Gerentes se apresentaram com um Programa de Candidatura, Programa que passou a ser de apresentação obrigatória desde a entrada em vigor do Regulamento Eleitoral (ver AQUI) que foi aprovado em Assembleia Geral de 23 de Março de 2013.

Quiseram os sócios do CPA, com a apresentação obrigatória de um Programa de Candidatura, poder exercer o direito de voto de forma ainda mais consciente e, por outro lado, responsabilizar os candidatos na assumpção de compromissos.

Os actuais membros dos Corpos Gerentes (que se candidataram sob o lema DAR A CONHECER, DESENVOLVER E DIVULGAR) não puderam, portanto, de deixar de apresentar em 16 de Outubro de 2013 o respectivo Programa de Candidatura (ver AQUI).

Um Programa de Candidatura constitui um compromisso entre os candidatos e os eleitores que deve ser plenamente honrado e, quando por razões que sejam alheias aos candidatos, não seja, de todo, possível cumprir o prometido ou, ainda, quando as circunstâncias aconselhem o não cumprimento (por, por exemplo, haver fortes indícios de o cumprimento dessa promessa se poder vir a revelar prejudicial), é intelectual e politicamente honesto justificarem-se perante os eleitores.

Analisemos os 7 quesitos constantes do Programa de Candidatura dos actuais Corpos Gerentes do CPA cujo mandato, em princípio, terminará no final de 2016:



DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS

Tanto quanto é público têm sido desenvolvidos esforços constantes para a divulgação dos Princípios e feitos contactos, escritos e verbais, para que tenham expressão práctica, o que se tem verificado.

Os Corpos Gerentes do CPA comprometeram-se e cumpriram.


COMUNICAÇÃO

Como é sabido a comunicação e a forma de comunicar é essencial no contacto com os associados. Uma boa e eficaz comunicação aborta eventuais promoções divisionistas, alem de promover uma ainda maior consciência associativa.

É uma evidência que a Comunicação foi desenvolvida e cumprida nos termos dos compromissos assumidos, excepto no que se refere ao boletim “O Autocaravanista”, que era publicado em papel. Contudo, a suspensão da publicação do boletim foi analisada numa Assembleia Geral e mereceu a compreensão e concordância dos associados. Ou seja, a Direcção, impedida por motivos financeiros de publicar o boletim, justificou-se junto dos associados.

(O Boletim é um meio de Comunicação tão importante que a próxima Direcção deveria equacionar a publicação, não em papel, mas virtualmente em formato PDF)

Os Corpos Gerentes do CPA comprometeram-se e cumpriram.


MOVIMENTO ASSOCIATIVO

Foram dois os compromissos objectivamente assumidos neste âmbito: Continuar a apoiar a Comissão de Autocaravanismo da FCMP e colaborar com as associações inseridas no Movimento Autocaravanista.

O apoio inicial à Comissão de Autocaravanismo da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal foi indiscutível, só começando a ser questionado a partir do momento em que a Direcção da FCMP começou a dar indícios contraditórios à política autocaravanista que publicamente divulgava e cessou no momento em que renegou a Declaração de Princípios que tinha subscrito. Continuar a apoiar a Comissão de Autocaravanismo seria prejudicial para a credibilidade e para a política autocaravanista que o CPA defende, razão pela qual foi emitido o Comunicado 2016/02 de 11 de Agosto (ver AQUI). Entendo que esta situação é por demais grave para que não seja colocada em Assembleia Geral e objecto de uma proposta da Direcção a ser votada.

Já no que se refere à política de colaboração com as associações inseridas no Movimento Autocaravanista foi notório o esforço do CPA para que se realizasse uma reunião que até foi objecto de um comunicado (ver AQUI)

Os Corpos Gerentes do CPA comprometeram-se e cumpriram.


DELEGADOS, DELEGAÇÕES E NÚCLEOS DE ACTIVIDADE

Os contactos com os Delegados Concelhios têm sido uma realidade bem como o empenho em se criar mais estruturas. Porém, muitas vezes é impossível ultrapassar, em determinadas conjunturas, a realidade, pelo que, não obstante o empenho, que sei ter sido colocado, na dinamização destas estruturas, não foi possível concretizá-las. Porquê? Porque sem ovos não se fazem omeletas; melhor dizendo, sem a disponibilidade de sócios é inviável a criação de mais estruturas.

 Os Corpos Gerentes do CPA comprometeram-se e cumpriram o que foi possível.


PARCERIAS

A intervenção do CPA, ao ir além da própria estrutura, foi um objectivo alcançado a vários níveis. No entanto, o maior êxito verifica-se no âmbito do projecto “Welcome Friendly Place” que foi dado a conhecer no decorrer da NAUTICAMPO 2014 e que é múltiplas vezes referido no Relatório de 2015 (ver AQUI).

Infelizmente, porém, não existe nenhum Comunicado da Direcção que explicite profundamente no que consiste o “Welcome Friendly Place”. Em qualquer circunstância…

Os Corpos Gerentes do CPA comprometeram-se e cumpriram.


ENCONTROS

Eis um compromisso que dispensa comentários explicativos.

Os Corpos Gerentes do CPA comprometeram-se e cumpriram.


ORGANIZAÇÃO

O aspecto financeiro de uma qualquer associação é por demais importante para que seja esquecido. O compromisso dos Corpos Gerentes de que seria implementado o pagamento por débito bancário das quotizações foi concretizado e, tudo o indica, tem sido um sucesso. Mais uma vez…

Os Corpos Gerentes do CPA comprometeram-se e cumpriram.



Num "mundo" em que para alguns a “palavra dada” nada vale, ao ponto de até fazerem precisamente o contrário do que se comprometeram, torna-se importante vir a “Terreiro” enaltecer o compromisso de verdade assumido por toda a actual Direcção do CPA e, simultâneamente, fazer votos para que a próxima Direcção que sair das eleições de 19 de Novembro, faça ainda mais, ainda melhor... e se comprometa.

O CPA continua a ser, É, um exemplo.


Companheiro Autocaravanista, 

Se ainda não é, porque espera?... para ser SÓCIO DO CPA!



(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) –  AQUI)

Sem comentários:

Enviar um comentário