quinta-feira, 29 de setembro de 2016

É CHEGADO O MOMENTO...






É CHEGADO O MOMENTO...


Depois do escândalo que constituiu a proposta legislativa da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, aquando da audição pelo Grupo de Trabalho da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas da Assembleia da República (ver AQUI), é a altura de aprofundar ainda mais o tema inicialmente abordado no meu artigo de opinião “Aberta a caça aos autocaravanistas” (ver AQUI).

Não fora os dirigentes da FCMP se terem comprometido no respectivo Programa de Candidatura e nos órgãos de comunicação oficiais da FCMP com uma política autocaravanista assente em questões concretas, numa perspectiva de defesa dos direitos, garantias e interesses dos autocaravanistas, e as criticas à posição assumida pela FCMP seria obviamente feita num contexto diferente, num contexto em que não teríamos que supor que a política autocaravanista da actual direcção da FCMP assentou numa estratégia destinada a alegadamente enganar os autocaravanistas e o CPA, escamoteando as reais intenções da FCMP e dos respectivos dirigentes.

Recordamos que a Associação Autocaravanista de Portugal – CPA emitiu sobre esta triste situação um Comunicado (ver AQUI) que termina informando os respectivos sócios que pretende levar à próxima Assembleia Geral a análise desta questão para que seja tomada uma posição sobre o relacionamento do CPA com a FCMP.

Mas, o que deve preocupar ainda mais os autocaravanistas é o silêncio, a inércia, das estruturas constituintes da própria FCMP, dos respectivos dirigentes e das associações federadas, nomeadamente das que têm Parques de Campismo.

As associações federadas na FCMP que têm Parques de Campismo são as seguintes:

Clube Campismo Caravanismo “Os Nortenhos”,
Clube Campismo Caravanismo Barcelos,
Clube Campismo Caravanismo Castelo Branco,
Clube Campismo Caravanismo Chaves,
Clube Campismo Caravanismo Covilhã,
Clube Campismo Caravanismo Matosinhos,
Clube Campismo Caravanismo Mirandela,
Clube Campismo Caravanismo Torres Vedras,
Clube Campismo Caravanismo Valpaços,
Clube Campismo Concelho Almada,
Clube Campismo do Barreiro,
Clube Campismo do Porto,
Clube Campismo Lisboa,
Clube Campismo S. João da Madeira,
Clube Campismo Setúbal, Clube Campismo Torrejano,
Clube Campismo Vila Real,
Clube Futebol Esperança de Lagos,
Clube Náutico Campista Hortências,
Clube Português de Caravanismo,
Fundação INATEL,
Grupo Desportivo da Gafanha,
Sindicato Bancários Sul e Ilhas e
Sociedade Filarmónica União Artística Piedense.

É chegado o momento... de as associações federadas se pronunciarem sobre se é eticamente correcto a Direcção da FCMP assumir e divulgar princípios pelos quais se deve reger o autocaravanismo e, na prática, fazer precisamente o contrário?

É chegado o momento... de os sócios das associações federadas na FCMP perguntarem às respectivas Direcções, preferencialmente nas Assembleias Gerais, se os interesses financeiros se devem sobrepor aos valores e princípios?

É chegado o momento... de a Federação Internacional de Campismo, Caravanismo e Autocaravanismo (FICC) questionar os motivos que estão subjacentes à violação grosseira da Declaração de Princípios que própria FCMP subscreveu e propôs à FICC (o que foi aceite) que subscrevesse?



(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) -AQUI)


Sem comentários:

Enviar um comentário