quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Afirma Pereira (Crónicas de Itália)



AFIRMA PEREIRA 

(Crónicas de Itália)



A caminho de Matera não supunha que passados menos de três meses estaria a ler “AFIRMA PEREIRA”.

Principio por esclarecer que Matera é uma localidade do sul de Itália situada no topo de uma ravina e com o Bairro de Sassi classificado como Património Mundial pela UNESCO em muito devido às casas escavadas nas rochas que foram um refúgio de monges bizantinos.

Ao invés de me dirigir directamente à vila optei por seguir para a Área de Serviço que se localiza a uns 5 quilómetros de Matera, em linha recta, percorrendo a “Strada Panoramica dei Sassi” que termina (?) num promontório onde se tem uma vista maravilhosa e onde acabei por almoçar. Antes, porém, fiz escala na Área de Serviço, localizada num cabeço e apoiada por um posto de turismo.

Na Área de Serviço entrámos numa casa terrea, acolhedora e fomos recebidos por um jovem adulto italiano que, quando soube que eramos portugueses, logo nos informou que adorava Portugal (que já tinha visitado) e que esse gosto provinha de ter assistido anos antes em Matera a um colóquio promovido por um escritor italiano residente em Portugal.

O nosso anfitrião referia-se a Antonio Tabucchi, nascido em 1943 em Pisa e falecido em 2012 em Lisboa. Itáliano por nascimento tinha desde 2004 a nacionalidade portuguesa. Em 1994 escreveu “Sostiene Pereira” ("AFIRMA PEREIRA") que se tornou um símbolo da defesa da liberdade de informação e que retrata uma Lisboa salazarista oprimida pela censura, pela polícia política e pelo medo.

O acaso (ou o que lhe queiram chamar) fez-me deparar, quando em finais de Julho regressei a Portugal e vagueava entre os livros de uma pequena loja, com a obra de Antonio Tabucchi: "AFIRMA PEREIRA".

Comprei o livro, li-o e gostei.

Em “AFIRMA PEREIRA” não existem conclusões. Aqui também não. Compete ao leitor reflectir. E se alguma reflexão aqui se pode fazer enquadra-se na opção que fiz de ir a Matera, de me encontrar por acaso com um italiano apaixonado por Portugal, que conheceu também por acaso um escritor, também ele amante do nosso país e que, também por acaso, me fez encontrar um dos melhores romances de Antonio Tabucchi.

Não fora o autocaravanismo e “AFIRMA PEREIRA” seria para mim uma obra desconhecida.




(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) - AQUI)


Sem comentários:

Enviar um comentário