domingo, 24 de dezembro de 2017

A TODOS DESEJO BOAS FESTAS





A TODOS DESEJO BOAS FESTAS


É um hábito fortemente enraizado nas sociedades ocidentais desejar na época natalícia Boas Festas ou Feliz Natal. Pessoalmente opto por desejar Boas Festas, na medida em que nem todos se reconhecem no significado cristão interpretativo de Feliz Natal. No entanto, nos países onde o Natal é festejado, mesmo os não Cristãos, de alguma forma celebram esta data como uma festividade familiar.

Na realidade esta data começou por comemorar o nascimento do Deus Sol até pelo menos ao Édito de Milão, em 313, promulgado pelo imperador Constantino e que (o Édito) reconhecia a cada um a faculdade de seguir a religião que escolhesse.

As festividades do solstício de inverno estavam de tal forma enraizadas nas populações que a igreja cristã procedeu à ressignificação do acontecimento, dando-lhe um novo significado: o nascimento de Jesus Cristo. Não obstante não ser credível que Jesus tenha nascido no Inverno, a verdade é que esta data foi, simbolicamente ou não, adoptada por uma parte significativa do cristianismo.

Seja nascimento do Deus Sol, seja comemoração do nascimento de Jesus ou seja  Festa da Família, é inquestionável duvidar que esta data já faz parte da tradição de muitos povos e também das gentes de Portugal. Esta é uma data em que se procura esquecer as animosidades (até na guerra combatentes suspenderam nestes dias os conflitos) e desejamos aos próximos (e aos menos próximos) um Feliz Natal, um Santo Natal ou, simplesmente, Boas Festas.

Infelizmente estes votos de Feliz Natal, Santo Natal ou Boas Festas estão banalizados. São, tantas e tantas vezes, afirmações ditas e respondidas de forma mecânica.

Quando alguém nos deseja Boas Festas respondemos quase de forma automática: Obrigado. Mas, pergunto, cada um de nós que assim responde sentir-se-à agradecido a que nível?

Deixo-vos com o Prof. António Sampaio da Nóvoa após o que, cada um, poderá reflectir a profundidade com que deseja e agradece votos de BOAS FESTAS.





Sem comentários:

Enviar um comentário