quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

O SEIXAL APOIA GRANDES INICIATIVAS?


Imagem do Portal da C. M. do Seixal


O SEIXAL APOIA GRANDES INICIATIVAS?

(No passado já o fez, no futuro veremos)



No meu artigo de opinião da passada Quinta-feira (ver AQUI) abordei o desejo de os autocaravanistas verem implementada uma Área de Serviço de Autocaravanas para utilização dos que desejassem visitar Lisboa. Historiei todas as diligências conhecidas para que essa área viesse a ser uma realidade e, quando todos esperávamos que ela se concretizasse, ainda este ano, por ter sido votada e aprovada através do Orçamento Participativo de Lisboa, vê-mo-nos confrontados com um inexplicável silêncio por parte da vereação da Câmara Municipal.

Perante o incumprimento do Orçamento Participativo o que fazer?

Alguns autocaravanistas, com quem tive oportunidade de conversar sobre esta questão, defendiam que a instalação de uma Área de Serviço para Autocaravanas, que servisse os autocaravanistas que tencionassem visitar Lisboa, passava pela sua implementação nos arredores da cidade, em locais servidos por transportes públicos eficientes e rápidos, sendo, inclusive, avançada a localização no Seixal, onde os autocaravanistas teriam uma vista maravilhosa sobre o rio e transporte fluvial rápido e eficiente para se deslocarem a Lisboa.

Sobre a opção do Seixal já em 2006, um então associado da “Associação Autocaravanismo de Portugal – CPA”, a sugeria publicamente. Dizia esse associado:

No DN de ontem, refere-se que a Câmara do Seixal procura investidores para o concelho… e a notícia reflecte preocupações de caracter turístico elegendo como áreas prioritárias, o turismo gastronómico (restaurantes), esplanadas, passeios pedonais etc.. e tudo ao longo da frente de rio.… e à volta do conceito de náutica de recreio…

Será esta mais uma oportunidade para o CPA avançar com uma sugestão na CMS para ser ouvido na sua proposta de uma boa área de serviço para AC, e mesmo um esquema de parkings para AC de modo a ficar já enquadrado na requalificação ribeirinha em curso?

Não é conhecida (por mim) qualquer iniciativa, até 2012, das Direcções do CPA no sentido de implementar uma Área de Serviço no Seixal. Contudo, a partir dessa data, as Direcções que se seguiram procuraram, pelas mais diversas formas, contactar um vereador da Câmara, inclusive através do Delegado Concelhio do CPA do Seixal. Curiosamente, embora se não tivesse chegado à fala com um vereador, foi conseguido concretizar, além de uma parceria com o Grupo Flamingo-Associação de Defesa do Ambiente, ONGA – Regional, também, a implementação de uma Área de Serviço em Corroios, no Parque Urbano Quinta da Marialva, perto da Estação Ferroviária da Fertagus, o que permite uma ligação relativamente rápida a Lisboa.



Foi no Seixal, terra do Comendador Estêvão da Gama, pai de Paulo e de Vasco da Gama, que se construiram as embarcações que desceram o estuário do Tejo e rumaram a caminho da Índia. O simbolismo da construção de uma Área de Serviço, junto da baía do Seixal, para quem pretenda visitar Lisboa, cidade que viu passar a armada que rumou à Índia, é por demais evidente.

Uma Área de Serviço, implementada no Seixal à beira-rio, perto do Largo dos Restauradores (Coordenadas: N 38º 38’ 39’’ W 09º 06’ 0622), a menos de 100 metros de uma Esquadra da Polícia de Segurança Pública, com restaurantes e cafés a meia dúzia de metros e com transporte fluvial para Lisboa (Cais do Sodré) situado a uns 800 metros, seria, indiscutivelmente uma muito boa opção para os turistas que quisessem visitar a capital.

(Os barcos entre o Seixal e Lisboa têm um horário entre as 6 horas e 10 minutos e as 22 horas e 30 minutos; já o percurso entre Lisboa e o Seixal inicia-se às 6 horas e 35 minutos e termina às 23 horas e 15 minutos. O horário pode ser acedido AQUI. O preço dos Bilhetes por pessoa (adulto) é, presentemente, de 2 euros e 35 cêntimos, havendo outras opções. (ver AQUI) e, animais de companhia são permitidos)

O Seixal, em si mesmo, tem um centro histórico que merece uma visita, nomeadamente a Rua Paiva Coelho, a Praça dos Mártires da Liberdade, o Largo da Igreja, o Pátio do Genovês e a Praça Luís de Camões. Não muito longe, mas sendo necessário meio de transporte, existem muitas quintas com um património digno de relevo.

Do outro lado da baía, podem ver-se moinhos de maré e dois, outrora grandes, armazéns apropriados ao armazenamento e à “seca” de bacalhau. Ainda há menos de 50 anos barcos à vela acostavam a esses grandes armazéns para descarregar o bacalhau que em pequenos barcos (os dóris) era pescado nos mares da Terra Nova

Por tudo isto o Seixal é a base de estacionamento de autocaravanas aconselhável aos autocaravanistas que pretendam descobrir Lisboa, como foi a base dos barcos que rumaram à descoberta do caminho marítimo para a Índia.

Melhor do que descrever o Seixal é ver este vídeo:




Por tudo isto, a construção de uma Área de Serviço para Autocaravanas (enquanto equipamento municipal), que não seria, obviamente, impeditiva de uma outra na capital, seria benéfica para os Autocaravanistas, para o turismo em Lisboa e a para a restauração no Seixal, pois com a deslocalização de muitos dos serviços camarários da zona histórica os restaurantes deixaram de ter tanta afluência.

Fazer compreender isto à vereação da Câmara Municipal do Seixal, seja por quem for, será um primeiro passo no caminho para o desenvolvimento local das populações. E digo seja por quem for porque não é o mais importante saber quem contribuiu. Aliás, já desde 2010 que tem sido essa a política da “Associação Autocaravanista de Portugal – CPA” ao prescindir de colocar nas Estações de Serviço de Autocaravanas, em cuja inauguração participa, qualquer placa alusiva ao facto e onde a identificação conste.

Se é residente no Seixal e/ou se pode aceder à vereação, não deixe de apoiar o Movimento Autocaravanista de Portugal, o turismo itinerante e o desenvolvimento económico da população, intervindo para que o autocaravanismo tenha no Seixal uma base de apoio. Se tem dúvidas não hesite em contactar quem as possa desfazer, nomeadamente o CPA



(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) (AQUI)


Sem comentários:

Enviar um comentário