CONDUZIR SEM TRAVÕES
Em conversa com uma amigo das lides autocaravanistas confidenciou-me ele que conduzia “sem travões na autocaravana”
Olhei-o entre estupefacto e o incrédulo.
E ele explicou-me. Para poupar alguns tostões não mandou substituir os calços dos travões e, por isso, conduzia em velocidades mais reduzidas, a alguma distância dos carros que seguiam à frente e usando simultaneamente o travão de mão para dar alguma ajuda nas travagens que eram necessárias.
Sem saber o que lhe dizer fiquei ainda mais sem palavras quando ele adiantou:
Felizmente na inspecção anual tenho um amigo que me facilita a vida”
Não resisti e disse-lhe que ele não estava só a pôr em risco a própria vida como a dos outros utentes da estrada e que o amigo lá da inspecção onde ia não tinha nada de amigo e era um cúmplice.
Conclusão: este meu amigo deixou de me falar.
Vem isto a propósito (ou a despropósito) de muitos autocaravanistas que pedem conselhos sobre o que hão-de fazer quando vão às inspecções anuais com as autocaravanas para que as mesmas não pesem mais que o estipulado no livrete e de acordo com as recomendações do respectivo fabricante.
Muitos são os “amigos” lhes dão conselhos e os ensinam a forma de a autocaravana ir à inspecção sem o peso a mais e apenas para aquele efeito. Passada que é a inspecção lá volta a autocaravana a ter peso superior ao que consta dos documentos.
Uma autocaravana com peso superior ao estabelecido não é só um perigo para a segurança do utente e de quem o acompanha, como igualmente para os outros utentes da estrada. Estão os travões e a estabilidade do veículo preparados para suportar e corresponder, em segurança, ao peso extra?
Claro que se criticar os que pedem e dão conselhos para diminuir o peso da autocaravana, quando vão à inspecção, por se estarem a enganar e a pôr a sua vida e a dos outros em perigo… cai o “Carmo e a Trindade”. Deixam de me falar… ou pior ainda: mandam-me calar e meter-me na minha vida. Ou ainda pior...
Ah!, já agora! Aquela história do amigo que andava sem travões é pura ficção. Serviu apenas para captar a vossa atenção, além de passar a mensagem de que conduzir com peso a mais na autocaravana é tão perigoso como não ter um bom funcionamento dos travões ou as rodas do veículo estarem altamente desgastadas.
Boas viagens, mas em segurança!