sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Europa - Les plus beaux villages de França - França (Íle-de-France)

Versailles

Europa

Les plus beaux villages de França
França
(Íle-de-France)

Foto Reportagem

Fotos sequencialmente obtidas num percurso turístico por "Les plus beaux villages de France" que abrangeu as regiões Francesas de Poitou-Charentes, Limousin, Auvergne, Rhône-Alpes, Franche-Comté, Bourgogne, Centre, Pays de la Loire, Bretagne, Basse-Normandie, Haute-Normandie, Íle-de-France, Picardie, Nord – Pas de Calais, Champagne-Ardene, Lorraine, Alsace, entre 6 de Junho e 3 de Agosto de 2010.  FRANÇA (Íle-de-France).

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do encontro, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********

Íle-de-France

Ilha de França (em francês: Île-de-France) é uma das 26 regiões administrativas da França. Sob o Antigo Regime, era umaprovíncia francesa. Após a Revolução passou a chamar-se Região Parisiense, até 1975, quando recuperou o antigo nome.

Geografia

A Região da Ilha de França é composta por oito departamentos: Sena e Marne, Yvelines, Essonne, Val-d'Oise, Val-de-Marne,Hauts-de-Seine, Seine-Saint-Denis e Paris.


Muitas vezes a região é confundida com a Aglomeração Parisiense - que abrange apenas os departamentos de Seine-et-Marne, Yvelines, Essonne e Val-d'Oise, e cuja área corresponde a 20% da Região de Île-de-France, embora concentre 90% da sua população.

História

A região foi habitada depois da pré-história, tendo sido encontrados traços de monumentos megalíticos, que acabaram destruídos pela urbanização. Na época gaulesa, o território atual da Ilha de França era ocupado por quatro tribos gaulesas: no centro estavam os Parísios, cuja capital Lutèce transformar-se-ia em Paris; no norte, os veliocasses, a oeste os carnutes, e no sudoeste estavam os Senones, que estabeleceram a sua capital em Sens. O nome Île-de-France surgiu muito mais tarde, depois do estabelecimento dos francos, e correspondia à planície situada ao norte do rio Sena, que eles chamavam de País da França.

A região da Île-de-France nasceu do domínio real constituído depois do século X, pelos reis da dinastia capetiana. Seus limites variaram muito até o fim do regime vigente à época. A província alargou-se na direção oeste, e sobretudo sobre a norte, e era mais vasta do que a atual, considerando-se as direções leste e sul. Formava uma zona de interesse econômico para as corporações mercantis de Paris, o que então contribuía para a fixação dos seus contornos.

Depois da Revolução Francesa, a região foi decomposta em três departamentos - Seine, Seine-et-Oise e Seine-et-Marne.

Em 1955, os departamentos passaram de três para oito, além de incluir Paris. Como resultado do desmembramento dos antigos Departamentos de Sena e Sena e Oise, foram criados os departamentos de Hauts-de-Seine, Seine-Saint-Denis, Val-de-Marne (limítrofes de Paris, que constituem a chamada pequena coroa); Val-d’Oise, Yvelines e Essonnee (não limítrofes de Paris, que formam a grande coroa).




Sem comentários:

Enviar um comentário