terça-feira, 19 de agosto de 2014

Com Lisboa a seus pés (I)




COM LISBOA A SEUS PÉS
OS PRIMEIROS MIRADOUROS DA CIDADE


O roteiro promovido por “Conta-me histórias, Lisboa” (ver AQUI) consistiu numa visita guiada aos Primeiros Miradouros de Lisboa no dia 16 de Agosto de 2014.

O Roteiro iniciou-se no Miradouro da Graça e terminou no espaço do que foi o cinema Royal, com passagem pela Graça, Miradouro do Monte e por uma pérola perdida no meio de Lisboa, o Bairro Estrela De Ouro.

As fotos foram obtidas sequencialmente no percurso e representam duas visões deste roteiro.

Para ver as fotos em “tela inteira” prima a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.


LISBOA – Os primeiros miradouros
(Parte 1 de 2)

Para ver as fotos prima AQUI




Miradouro da Graça

O Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, antigo Miradouro da Graça, encontra-se na freguesia de São Vicente (Graça), em Lisboa.

O bairro popular da Graça desenvolveu-se no fim do século XIX. No largo da Graça, junto à Igreja, existe uma esplanada no Miradouro da Graça onde se pode desfrutar de uma das mais belas vistas da cidade. Esta vista só é suplantada pela do Miradouro da Senhora do Monte que fica a uma escassa centena de metros. O panorama de telhados e prédios é menos espectacular do que a vista do castelo, mas é um local popular. Por detrás do Miradouro fica um mosteiro agostiniano, fundado em 1271 e reconstruído depois do terramoto.

Fonte: Wikipédia – A enciclopédia livre


Graça

Graça é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, com 0,35 km² de área e 5 787 habitantes (2011). Densidade: 16 534,3 hab/km².

A antiga freguesia foi formada já muito depois do terramoto de 1755, com a integração das extintas freguesias de Santo André e Santa Marinha, só tendo adquirindo identidade própria já no século XIX.

Como consequência de uma reorganização administrativa, oficializada a 8 de novembro de 2012 e que entrou em vigor após as eleições autárquicas de 2013, foi determinada a extinção da freguesia, passando o seu território integralmente para a freguesia de São Vicente.

Fonte: Wikipédia – A enciclopédia livre

Sem comentários:

Enviar um comentário