quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Países Bálticos (Capítulo 5 de 7)

Amiens


PAÍSES BÁLTICOS

Viagem turística (iniciada em Sintra a 30 de Maio e terminada também em Sintra a 18 de Julho de 2014) aos Países Bálticos (Estónia, Letónia e Lituânia) com (re) passagem e/ou (re) visita a algumas localidades Portuguesas, Espanholas, Francesas, Alemãs e Polacas.

Foram percorridos cerca de 13.500 quilómetros em que foram consumidos 1470 litros de gasóleo e despendido em toda a viagem pouco mais 3500 euros.

Por motivos técnicos as 2125 fotos são distribuídas por 7 capítulos distintos

As fotos que foram obtidas correspondem à sequência do decorrer da viagem, estão devidamente legendadas e referem todos os locais de pernoita.

Para ver as fotos em “tela inteira” prima a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.


Países Bálticos - Portugal
(Parte 5 de 7)

Para ver prima AQUI


Amiens

Amiens é uma cidade no norte da França, localizada a 120 km ao norte de Paris. Ela é a capital do Departamento de Somme e da Região da Picardia. Ela era chamada de Samarobriva durante o período romano.

Amiens possuía 135.501 habitantes no censo de 1999 e densidade demográfica de 2,740 habitantes/km².
A Catedral de Nossa Senhora de Amiens (La Cathédrale de Notre Dame d'Amiens é a mais alta igreja gótica do século XIII e a maior da França deste tipo. Após um incêndio ter destruído a antiga catedral, a nova nave foi construída entre 1220 e 1247.

Amiens é também conhecida pelos hortillons, jardins nos pântanos localizados ao longo do Rio Somme.
Lá nasceu o criador do jogo matemático Torre de Hanoi, Edouard Lucas, e onde faleceu o famoso escritor Júlio Verne.

Curiosidades sobre a cidade:

Em 1802 foi firmada a Paz de Amiens, entre Inglaterra e França

Durante a Segunda Guerra Mundial, a prisão de Amiens foi bombardeada pela RAF (Royal Air Force - a Força Aérea Britânica), na chamada "Operação Jericó", pois descobriu-se que os alemães pretendiam executar mais de 100 prisioneiros que faziam parte da Resistência Francesa. O objetivo da operação britânica era abrir fendas nos muros para que eles pudessem fugir, antes da invasão da Normandia. Dos 717 presos, 102 morreram, 94 ficaram feridos, 258 escaparam, entre eles 79 membros da resistência.

Em Amiens foi realizado o primeiro transplante de rosto do mundo, no ano de 2005. A paciente foi a francesa Isabelle Dinoire, 38 anos, que teve o rosto desfigurado por seu cachorro da raça labrador.

No ano de 2006, o dramaturgo francês Norbert Abourdaham, então com 57 anos, "trancou-se" em uma das jaulas do zoológico da cidade para "buscar inspiração" para uma de suas peças de teatro, conforme noticiaram os jornais, na época.

Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre


Sem comentários:

Enviar um comentário