terça-feira, 3 de março de 2015

De barco em Salvaterra




De barco em Salvaterra

No primeiro dia do “Colóquio / Encontro” promovido pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e organizado pela respectiva Comissão de Autocaravanismo (ver AQUI) os autocaravanistas inscritos, depois de já terem pernoitado em Salvaterra de Magos (ver AQUI) sairão de junto à "Cabana dos Parodiantes" em Salvaterra de Magos (ver AQUI), iniciando uma visita aos locais mais emblemáticos de Salvaterra de Magos, já alguns deles anteriormente referidos (ver AQUI), mas que, nesse mesmo dia, continuarão com uma deslocação ao Cais da Vala que a imagem acima reporta parcialmente.




Bem perto do Cais da Vala encontra-se o Museu do Rio, instalado no Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Cais da Vala e que “tem como objectivo a salvaguarda, valorização e divulgação do património Natural, dos vestígios arqueológicos e históricos, bem como dos testemunhos das comunidades ribeirinhas”. Uma visita a Salvaterra de Magos não podia deixar de “obrigar” a visitar este museu.




A arte sacra, como dei a conhecer quando abordei a visita à Igreja Matriz (ver AQUI) também está patente na Igreja da Misericórdia cuja “fundação remonta ao séc. XVII, é um templo de uma só nave, com o altar-mor em talha dourada




A Aldeia de Escaroupim, cuja foto acima não revela minimamente toda a interessante história desta típica aldeia.

Escaroupim é uma típica aldeia piscatória, formada em meados dos anos 30 por pescadores oriunda da Praia da Vieira (Marinha Grande), que sazonalmente vinham ao Tejo fazer as campanhas de pesca de inverno, sobretudo o sável, procurando no Tejo o sustento das suas numerosas famílias, num Tejo rico em pescado, regressando à Praia da Vieira no Verão. Muitos destes pescadores foram ficando pelas margens do Tejo, deixando de ir à sua Praia da Vieira, e assim formaram pequenas povoações piscatórias aos longo do rio. Nestas povoações as habitações são feitas em madeira, pintadas de cores vivas e assentes em estacaria, de modo a estarem protegidas das frequentes cheias do rio.”


Imagem do Portal da “PROMARTUR


Para culminar esse primeiro dia passado em Salvaterra de Magos não poderia deixar de ter lugar um passeio de barco onde será proporcionado “um desafio inesquecível em redor da fauna e da flora do rio, onde a beleza natural surpreende o visitante. Poderá observar uma grande variedade de plantas e animais no seu habitat. Garças, cegonhas, corvos, galinholas, patos bravos, águias, touros e o cavalo lusitano em total liberdade”.

A bordo os visitantes terão também a oportunidade de participar numa PROVA de vinhos.


Imagem do Blogue “RestaurantePreto e Branco


Terminado o passeio de Barco, um dos pontos altos desta visita por Salvaterra, os participantes neste “Colóquio / Encontro” podem optar por jantar na tranquilidade das suas autocaravanas ou por escolher um dos muitos Restaurantes desta terra acolhedora.

Sugiro, aos que querem apreciar as especialidades da região, o Restaurante “Preto & Branco” onde serão bem acolhidos e com preços não muito elevados para a qualidade e simpatia do serviço prestado e, sobretudo, para a confecção das opções gastronómicas.


Imagem do Blogue “JoãoFigueiredo


A título de curiosidade informo que o nome do Restaurante se deve ao bigode do proprietário, como a imagem comprova.





Recordo que, nesse mesmo dia, depois de jantar, lá para as 21 horas, os participantes no “Colóquio / Convívio” ainda se podem deslocar à Cabana dos Parodiantes onde serão recebidos ao som do acordeão de Flávio Bolieiro e com “Barretes”.

DE QUE ESTÁ À ESPERA PARA SE INSCREVER?!

 **********

Progressivamente continuarão a ser dados a conhecer outros aspectos do Programa do “Colóquio/Encontro”.

O custo a pagar por este “Colóquio / Encontro” promovido pela Federação de campismo e Montanhismo de Portugal é, numa perspectiva de qualidade/preço verdadeiramente aliciante.

Programa completo: 19,50 euros (mais de 11 anos); 14,50 euros (dos 5 e os 11 anos); grátis (menos de 5 anos)

Programa reduzido (sem jantar): 9,50 euros.


DIVULGUE e reserve já na sua agenda as datas de 16 a 19 de Abril para poder estar presente no que poderá vir a ser o “Colóquio / Encontro” autocaravanista mais importante do ano.

 Já se pode inscrever AQUI


Sem comentários:

Enviar um comentário