domingo, 6 de outubro de 2013

Europa - A Viagem - Suíça (2 de 2)


Rheinfall

Europa


A Viagem
Suíça

Foto Reportagem

Fotos obtidos sequencialmente numa viagem iniciada em 2 de Julho de 2008 com o objectivo de visitar a Suiça, o Liechenstein e a Austria e, no regresso, percorrer o Vale do Loire (França), terminando, a viagem, em finais de Agosto de 2008. Visitas pontuais a Portugal a Espanha e a Alemanha. (Parte 2 de 2)

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do percurso, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********

Neuhausen am Rheinfall

Neuhausen am Rheinfall é uma cidade e comuna da Suíça, no cantão de Schaffhausen, com cerca de dez mil habitantes.Estende-se por uma área de 7,98 km², tendo uma densidade populacional de cerca de 1.280 hab/km². Confina com as seguintes comunas: Beringen e Schaffhausen, do cantão de Schaffhausen; Flurlingen e Laufen-Uhwiesen, do cantão deZurique; e Guntmadingen e Jestetten, da Alemanha.

A cidade é banhada pelo rio Reno, sendo uma das poucas comunas suíças situadas a norte deste curso fluvial. São famosas as cascatas do rio Reno, situadas em Neuhausen am Rheinfall.
A língua oficial nesta comuna é o Alemão; não obstante, esta língua é geralmente utilizada apenas na expressão escrita, sendo a comunicação oral quotidiana feita em dialecto Suíço-alemão.

História

As cascatas do Rio Reno, como obstáculo natural à navegação fluvial, propiciaram a presença humana na região de Neuhausen am Rheinfall desde tempos remotos: já no período Neolítico era o território que agora constitui a comuna atravessado por numerosas vias de comunicação. No período de domínio romano, existiu um ponto de transbordo nas cascatas do Reno, facilitando a transfega de pessoas e bens.

As primeiras referências documentais a uma localidade denominada Niuhusen datam do princípio do século X, sendo aceite pelas autoridades comunais que Neuhausen am Rheinfall terá sido fundada no ano de 910.

Durante a Idade Média, o território de Neuhausen foi um couto do convento de Allerheiligen (localizado em Schaffhausen), que terá utilizado o território sobretudo para vinicultura. Em 1529, no entanto, toda a região foi reformada, e os coutos - incluindo Neuhausen - sujeitos à administração civil de Schaffhausen, que transformou Neuhausen num bailio.

Em 1831, na sequência da restauração da confederação suíça, o cantão de Schaffhausen aprovou a sua constituição cantonal, que conferia a Neuhausen am Rheinfall o estatuto de comuna. Inicialmente administrada por democracia directa(através de uma assembleia comunal), a cidade adoptou em 1923 o sistema de democracia representativa, com a eleição regular de um parlamento comunal.

Neuhausen am Rheinfall foi, até ao século XIX, um povoado muito pequeno e fundamentalmente rural. A população subsistia da agricultura, da vinicultura e da pesca, complementando as suas fontes de rendimento com os transbordos necessários para ultrapassar as cascatas. Contudo, os últimos duzentos anos transformaram a cidade num centro industrial, que fomentou também o crescimento demográfico. É aceite que o processo de industrialização se iniciou em 1810, quandoJohann Georg Neher criou em Neuhausen uma empresa metalúrgica. Esta empresa estaria na génese da indústria do alumínio, crucial para a economia regional durante o século XIX e grande parte do século XX.

Não muito depois, em 1853, era construída uma fábrica de vagões ferroviários. Esta indústria transformar-se-ia mais tarde na Schweizerische Industrie-Gesellschaft (SIG), que iria tornar Neuhausen uma cidade de referência na indústria ferroviária, durante grande parte do século XX.




Sem comentários:

Enviar um comentário