quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Europa - As Aldeias mais Belas de França - França (Provence Alpes Cote d'Azur I)


Roussillon

Europa

As Aldeias mais Belas de França
França
 (Provence Alpes Cote d'Azur)

Foto Reportagem

Fotos sequencialmente obtidas num percurso turistico por "Les plus beaux villages de France" que abrangeu as regiões Francesas de Aquitaine, Midy Pyrenees, Languedoc-Roussillon e Provence Alpes Cote d'Azur entre 1 de Julho e 5 de Agosto de 2009. FRANÇA (Provence - Parte 1 de 2)

As mais belas aldeias de França - Les Plus Beaux Villages de France - é uma associação privada francesa criada em 1982 com a finalidade de promover o turismo das pequenas comunas francesas ricas em património cultural de qualidade e que não tinha outros meios para se desenvolver turisticamente.

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do percurso, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********

Provença-Alpes-Costa Azul

Provença-Alpes-Costa Azul (em francês: Provence-Alpes-Côte d'Azur) é uma das 26 regiões administrativas da França. É constantemente chamada de PACA, nome originado por suas iniciais.

Situada na região sul da França, faz limite com a Itália ao leste, com a região de Ródano-Alpes ao norte, com a região Languedoc-Roussillon ao oeste e banhada pelo mar Mediterrâneo ao sul.

A região é dividida em seis departamentos e sua prefeitura se situa na cidade de Marselha.

História

A região é formada por seis departamentos, que eram as províncias da Provença e do Delfinado (Dauphiné) durante o Antigo Regime. Uma parte de Vaucluse é resultado da anexação do condado durante o período revolucionário e a maior parte dos Alpes Marítimos da incorporação do condado de Nice a França durante o Segundo Império Francês.

Provence

Seu litoral foi colonizado inicialmente pelos gregos e fenícios. Com a invasão romana, recebeu o nome de Provintia Romana, fazendo parte da Galia Transalpina. Foi dominada sucessivamente por vários povos germânicos, como os ostrogodos, os burgúndios e os francos. No ano de 879, a área foi incorporada ao reino da Provença, às vezes chamado Borgonha Cisjurana. No século X, foi incorporada ao reino de Arles.

No início do século XII, foi submetida à jurisdição dos condes de Barcelona e, durante o governo de Pedro II (1177-1213), se viu afetada pela cruzada promovida pelo papa Inocêncio III contra os albigenses (catarismo).

Posteriormente, perdeu toda autonomia, ficando submetida à Casa de Anjou, que governou o território desde 1245 até 1482, quando a região caiu sob o domínio do rei Luís XI da França, sendo anexada em 1486.


Condado de Nice

Era uma divisão administrativa do Condado de Saboia, criado em 1388 e anexado definitivamente à França em 1860. Hoje, faz parte do departamento Alpes Marítimos.

Em 1380, a duquesa Joana (conhecida em Francês como Jeanne ou Rainha Jeanne), sem descendentes, adotou Luís de Anjou, irmão do rei Carlos V de França. O primo de Luís assassinou Joana e iniciou uma disputa pela sua sucessão que terminaria com a vitória de Luís de Anjou. Em 1388, foi feito um acordo entre o governador de Nice (Jean Grimaldi de Beuil) e o conde Amadeu VII de Saboia, que incorporou Nice no Ducado de Saboia.

Condado de Venaissin

Nome da região ao redor da cidade de Avinhão, hoje faz parte do atual departamento de Vaucluse.

Delfinado

Sua atual capital é Grenoble. Seu último delfim, Humberto II, sem herdeiros, vendeu sua província ao rei francês, Filipe VI, em 30 de março de 1349.

Geografia
Demografia

Com uma superfície de 31 838 quilômetros quadrados, é a sétima região em extensão na França. Possui 4 900 000 habitantes, sendo a terceira região administrativa francesa mais povoada. A grande maioria de sua população se concentra no litoral junto ao mar Mediterrâneo.

Possui seis departamentos:

Alpes da Alta Provença
Alpes Marítimos
Bocas do Ródano
Altos Alpes
Var
Vaucluse

Relevo

Compreende zonas de altas montanhas: os Alpes se situam ao sudoeste. Seu pico mais alto é Barre des Écrins (4 102 metros). Destaca-se, ainda, a planície litorânea.

Clima

Clima mediterrâneo influenciado por ventos do norte (o mistral).



Sem comentários:

Enviar um comentário