quinta-feira, 31 de outubro de 2013

SEGREDOS ou segredinhos




SEGREDOS ou segredinhos

No portal da Federation Internationale des Clubs de Motorhomes (FICM) continua-se a constatar que desde 1976 (há 37 anos) se não conhece qualquer trabalho mais relevante que a promoção de “EUROCCs” desde 2005, correspondência sobre a permissão de conduzir veículos até 4200 kg. com uma carta de condução tipo B e, ultimamente, umas notas sobre o Camping Card International (CCI).

É conhecido que, por decisão exclusiva da Direção existente à data, o CPA integrou a FICM sem que os associados se tenham pronunciado sobre essa integração.

Também é conhecido que na Assembleia Geral do CPA de março de 2011 os sócios se pronunciaram contra a permanência na FICM considerando que esta Federação não correspondia às expectativas legítimas do que devia ser uma associação que pugnasse pela defesa dos direitos, interesses e garantias dos sócios dos clubes federados.

Já após o CPA ter oficializado a saída da FICM a informação inserida no Portal dessa federação continuou inalterada, mantendo nesse Portal o CPA como membro da FICM durante muito tempo, situação que só foi alterada depois de o CPA ter sido substituído por uma associação portuguesa que até parecia ter sido criada propositadamente para o efeito.

Algum tempo antes um Clube Holandês (Nederlandese Kamperauto Club), o maior Clube Autocaravanista da Europa (mais de 15.000 sócios), tinha abandonado a FICM e aderido à Federação Internacional de Campismo, Caravanismo e Autocaravanismo (FICC) sem que até à data tenha sido o lugar ocupado na FICM por outro Clube de igual nacionalidade. Por mera curiosidade esclareço que este Clube Holandês é o mesmo que disponibilizou um aplicativo para telemóveis e tablets (Android e Apple), a nível europeu, incluindo uma grande seleção de áreas para autocaravanas, locais de estacionamento e Parques de Campismo, com mapas, fotografias e coordenadas para GPS conforme o CPA anunciou no respetivo Fórum.

Em outubro de 2011, passados uns 7 meses depois de o CPA ter abandonado a FICM, informei, no Fórum do CampingCar Portugal, que também a Federacion Española de Asociaciones Autocaravanistas (FEAA) tinha abandonado a FICM e aderido à FICC. Recordo que à data foi contestada no CampingCar Portugal a validade desta informação porque se considerava que a informação correta era a que estava no Portal da FICM, na medida em que a mesma mantinha inalterada a situação da FEAA, tal como, acrescento, já acontecera com o CPA. A realidade que então tinha sido divulgado era muito difícil de aceitar, principalmente numa época em que se preconizava a necessidade do nascimento de muitas associações autocaravanistas para se poder criar uma federação e, talvez, também, porque a decisão da FEAA (de sair da FICM) foi apoiada por nove importantes Clubes autocaravanistas espanhóis. Algum tempo depois o lugar da FEAA na FICM foi ocupado por apenas um único clube, o Lleure Càmper Club Catalunya.

Vem agora a associação que representa a FICM em Portugal divulgar, referindo-se ao Camping Card International (Cartão Campista Internacional), a seguinte mensagem na internet:

Pedimos a atenção dos interessados:
Por razão de se encontrar em reformulação, por parte das entidades responsáveis, (FIA, AIT, FICC, FICM), a emissão e distribuição do cartão CCI, este cartão não será emitido até futura notícia.
A Direcção

Esta lacónica informação não era, e continua a não ser, confirmada, nem sequer esclarecida, em nenhum dos Portais da FIA, da AIT, da FICC, da FICM, da FCMP e da própria federação que está na origem deste texto, o que não deixa de ser preocupante na medida em que podíamos estar perante uma notícia falsa. Não é entendível que uma informação divulgada por uma instituição não esteja, também, inserida nos espaços dessa mesma instituição.

Posteriormente a dita federação veio-nos brindar com uma ainda mais enigmática mensagem:

Ao que parece foi possível "negociar" um prolongamento do cartão CCI para 2014. Notícias em breve. Fique atento
A Direcção

As entidades atrás referidas (FIA, AIT, FICC, FICM e FCMP) continuam sem qualquer referência nos respetivos Portais sobre o “(…) "negociar" um prolongamento do cartão CCI (…)” e a incerteza patente nesta informação da direção da federação representante em Portugal da FICM está bem expressa no “parece foi possível”. Inicialmente o CCI não era emitido nem distribuído por se encontrar em reformulação; agora, altera-se o motivo (reformulação) que impede a emissão e distribuição do CCI e fala-se em “"negociar" um prolongamento“. Mas, negociar o quê? O que parece é que uma Direção responsável de uma associação não deve, porque poder pode como está demonstrado, informar parcialmente e alegadamente esconder o que realmente se passa. Ou não sabe, e cala-se; ou sabe e informa com clareza.

Mas a saga continua. A direção da federação representante em Portugal da FICM vem agora dizer que A FICM comunicou-nos que foi obtida a possibilidade de emissão do cartão CCI para o ano de 2014.” E com isto o mistério adensa-se. Se foi obtida a possibilidade da emissão do cartão para o ano de 2014 é porque essa emissão estava impedida. E estava impedida porquê? O que está o representante em Portugal da FICM a esconder? Ou não esconde nada porque não sabe nada e é, apenas, o carteiro das mensagens que a FICM nem sequer coloca no respetivo Portal.

Ser DIRIGENTE de uma instituição não nos permite “jogar às escondidas” com as palavras. Um DIRIGENTE quando divulga uma informação tem que o fazer de forma compreensível, justificada e responder com clareza a todas as dúvidas.

Que reformulação é essa por que vai o Camping Card International passar que impeça a sua emissão e distribuição, conforme afirmou a direção dessa associação representante da FICM em Portugal?

Que esquisita reformulação é essa que passa por ter que se “negociar” um prolongamento do Camping Card International para 2014, conforme afirmou a direção dessa associação representante da FICM em Portugal?

Que misteriosa reformulação é essa que passa pela “negociação” de um prolongamento e que resulta no extraordinário feito de a FICM ter obtido a possibilidade de emissão do Camping Card International para 2014, conforme afirmou a direção dessa associação representante da FICM em Portugal?

Não sei responder a estas questões. Haverá quem saiba?!

Mas sei que é feio esta coisa dos SEGREDOS; ou serão segredinhos?!





(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo – AQUI)

Sem comentários:

Enviar um comentário