quinta-feira, 3 de abril de 2014

Federação aprova política autocaravanista



POLÍTICA AUTOCARAVANISTA APROVADA NA ASSEMBLEIA GERAL
DA
FEDERAÇÃO DE CAMPISMO E MONTANHISMO DE PORTUGAL

Perante o silêncio que se vinha verificando por parte da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) senti-me na obrigação de em 6 de março passado produzir um alerta público (ver AQUI) sobre questões essencialmente relacionadas com o autocaravanismo.

Já em 27 de fevereiro passado interrogava-me sobre se a Comissão de Autocaravanismo da FCMP existia (ver AQUI) porquanto não eram noticiadas as eventuais atividades que a mesma podia estar a desenvolver. Na realidade o que pretendia e pretendo é que se vá dando informação pública relacionada não só com as atividades da Comissão como com o Autocaravanismo.

A própria Associação Autocaravanista de Portugal – CPA em 4 de março passado emitiu o Comunicado 1/2014 (ver AQUI) cujo título (Os programas eleitorais são para cumprir) é suficientemente elucidativo.

Contudo, no passado dia 27 de março, constatei que no Portal da FCMP já se encontrava disponível o Plano de Atividades e Orçamento para 2014 (ver AQUI) e sobre o que já tinha manifestado o meu desagrado pela não divulgação pública.

Estes são os factos. Factos sobre os quais foram tecidas críticas que poderiam ter sido evitadas se houvesse comunicação bastante e, muito especialmente, comunicação atempada, nomeadamente no que se refere à divulgação do Plano de Atividades e Orçamento para 2014.

O Plano de Atividades e Orçamento para 2014 tem um importante significado no que se refere à politica autocaravanista a seguir pela FCMP e obviamente pelas respetivas associadas, na medida em que é um documento que, embora proposto pela Direção da FCMP, é aprovado pelo órgão máximo da Federação, a Assembleia Geral.

No que respeita ao autocaravanismo é dito que o “ (…) Plano de Atividades para esta área foi elaborado em grande parte pela própria Comissão, pois é uma proposta para todo o Movimento e, mais do que isso, é um compromisso dos membros da Comissão perante as Filiadas da Federação e, especialmente, perante os Autocaravanistas de Portugal. (…) ”

Este trecho delega na Comissão de Autocaravanismo da FCMP uma especial responsabilidade no cumprimento das propostas que a Comissão terá apresentado à Direção da Federação e que a Assembleia Geral caucionou.

Quais são pois os objetivos na área do autocaravanismo a promover pela FCMP através da Comissão de Autocaravanismo?

• Manter como orientação primeira os conceitos consignados na Declaração de Princípios que a FCMP subscreveu em maio de 2010 e que a FICC adaptou no essencial em agosto de 2011;

• Consagrar um Dia dedicado ao Autocaravanismo com o objetivo de contribuir para evidenciar periodicamente esta temática e chamar a atenção da opinião pública para as questões que se colocam aos autocaravanistas e para os benefícios que a sociedade pode colher desta atividade;

• Contribuir para o Desenvolvimento Local no Âmbito do Turismo Itinerante;

• Estabelecer parcerias com as organizações de apoio ao desenvolvimento local, designadamente com o Projeto “Portugal Tradicional”;

• Promover a criação de uma Base de Dados de Representantes de Marcas de Autocaravanas em Portugal e de “Oficinas de Autocaravanas” de acesso público é, mais do que um objetivo, uma necessidade;

• Partindo do princípio que as “Áreas de Serviço para Autocaravanas” são um apoio importante para esta atividade, há que continuar a pugnar pela sua implementação, numa proporção nunca inferior a uma por Concelho, devendo esta dinâmica ser acompanhada de forma coordenada e sustentada, com o apoio dos Conselhos Regionais;

• Por outro lado, torna-se necessário compreender que os autocaravanistas não estão suficientemente unidos, conscientes do que querem e com disponibilidade para lutarem e conseguirem uma Lei Quadro em que os interesses económicos não se sobreponham a uma atividade cultural de excelência e às liberdades da prática do Autocaravanismo;

• Continuar a aprofundar as relações com as autarquias através de um canal de divulgação dos eventos que as autarquias promovam, relacionados direta ou indirectamente com o autocaravanismo e que possam ser de interesse para os autocaravanistas;

• Contribuir para que a FCMP esteja fortemente representada em acampamentos, nacionais e internacionais e, por outro lado, participe em debates, seminários, convenções, eventos lúdicos, desportivos e/ou culturais, entre outros, contribuindo para um melhor esclarecimento, formação e conhecimento do que é e do que se pretende que seja o autocaravanismo associativo.

Se atentarmos neste ambicioso Plano da FCMP, Plano que consubstancia os quereres de muitos e muitos autocaravanistas e que defende a prática responsável e livre do autocaravanismo, não podemos negar que, depois de esta mesma Federação, a única em Portugal a ter subscrito a Declaração de Princípios, esta Federação que oficialmente tutela o autocaravanismo no nosso País, vem agora apontar caminhos que aniquilam as críticas destrutivas e sem sustentação que, alguns, poucos, lhe fazem.

Faço votos para que a Comissão de Autocaravanismo da FCMP saiba assumir a responsabilidade que lhe é confiada e que obtenha os apoios institucionais e políticos de que carece para implementar o Plano de Atividades aprovado pela Assembleia Geral da Federação.

Tem a palavra a Comissão de Autocaravanismo da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.


(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) –  AQUI)

Sem comentários:

Enviar um comentário