sábado, 21 de novembro de 2015

Dia da Apresentação de Maria


(Imagem obtida na internet sem autor identificado)
  
                     Dia da Apresentação de Maria

O Dia da Apresentação de Maria comemora-se todos os anos a 21 de novembro.
Esta dia é conhecido como a Apresentação da Virgem Maria (no Ocidente) e como a Entrada da Mais Sagrada Theotokos no Templo (no Oriente). Nele se recorda a apresentação da Virgem Nossa Senhora aos 3 anos de idade no templo de Jerusalém pelos seus pais Joaquim e Ana. Esta apresentação é descrita unicamente nos evangelhos apócrifos (Proto-Evangelho de Tiago).
Segundo as escrituras, os pais de Maria teriam entregado a filha que lhes tinha sido prometida pelos anjos no templo em tenra idade para a criança dedicar a sua vida a Deus (Theotokos é a referência à preparação de Maria para ser a mãe de Deus). A criança teria subido 15 degraus sozinha para chegar ao templo e sido alimentada pelos anjos, permanecendo no templo por 12 anos.
O Dia da Apresentação da Nossa Senhora Virgem Maria começou a ser celebrado na Constantinopla, sendo uma festa litúrgica comemorada pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa (onde as mulheres chamadas de Maria também festejam o seu nome e onde se batizam as crianças com este nome).

 Fonte: Calendar r Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário