segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Dia das Cidades pela Vida



Dia das Cidades pela Vida

O Dia das Cidades Pela Vida celebra-se todos os anos a 30 de novembro.
Este dia global, conhecido como Cities for Life Day, é uma iniciativa aberta a todas as cidades do mundo. O objetivo é unir o mundo na questão da abolição da pena de morte, ainda vigente por legislação em 58 países do mundo. Dezenas de cidades portuguesas costumam aderir a esta iniciativa, iluminando (muitas vezes com velas) um monumento ou edifício público de referência, em protesto contra a pena de morte. É um ato simbólico, com a luz a vencer a escuridão da morte.
Este Dia das Cidades Pela Vida surgiu em 2002 por iniciativa da comunidade italiana de Sant’Egídio, tendo na altura a adesão de 80 cidades. Atualmente o número de cidades do mundo aderentes à iniciativa ultrapassa largamente o milhar (1600 em 2013), em cerca de uma centena de países.
A data de 30 de novembro foi escolhida para esta celebração por assinalar o aniversário da primeira abolição da pena de morte, no Estado europeu do Grão-Ducado da Toscana, no norte de Itália, em 1786. Já Portugal decidiu abolir a pena de morte em 1867 para crimes civis, e em 1976 para crimes militares.
 Fonte: Calendar r Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário